Rio (AE) – Os preços dos alimentos, mais uma vez, puxaram para cima a inflação. Problemas na safra encareceram produtos importantes da cesta básica do brasileiro: arroz, feijão e leite foram alguns dos itens que mais pressionaram o orçamento das famílias em julho. O resultado foi que a taxa de inflação acelerou para 0,52% no mês passado, ante 0,35% em junho, segundo os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Este ano, os alimentos já ficaram 8,79% mais caros. Em julho, foram responsáveis por 65% da inflação. O consumidor já paga 150,61% a mais no ano pelo feijão carioca, enquanto o leite já subiu 48,98% em 2016. “Problemas climáticos afetaram as lavouras Há menor oferta de forma geral provocada pelo clima”, disse Eulina Nunes dos Santos, coordenadora de Índices de Preços do IBGE.
Os prejuízos à safra afetaram não só os alimentos in natura, mas também a pastagem e a matéria-prima para a ração do gado, pressionando o preço do leite. Houve redução da safra de quase 10%. “Isso é muito significativo”, acrescentou Eulina.