Ícone do site Tribuna de Minas

JF participa de missão técnica internacional sobre combustíveis sustentáveis

romulo-veiga-juiz de fora

Órgão foi reformatado para atender demandas de setores que não se sentiam representados. Objetivos são orientar, incentivar e promover o desenvolvimento econômico no município (Foto: Marcelo Ribeiro)

PUBLICIDADE

Juiz de Fora irá marcar presença na Missão Técnica de Capacitação em Eletrocombustíveis Renováveis de Aviação que será realizada na Alemanha até sexta-feira (12). A viagem é organizada pelo projeto Combustíveis Alternativos sem Impactos Climáticos (ProQr), uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) do Brasil e o Ministério Alemão do Meio Ambiente. A missão é focada em combustíveis sustentáveis, com destaque para mobilidade e aviação civil, e irá promover visitas e reuniões técnicas a ministério, associações, organizações e empresas alemãs em Berlim e Dresden.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agropecuária, Rômulo Veiga, irá representar a cidade. “Fomos convidados pelo fato de o governo alemão entender que Juiz de Fora está na vanguarda das discussões de cadeias integradas para produção de combustíveis sustentáveis. Nosso especial interesse na viagem é na produção de hidrogênio, com tecnologias de resgate de CO2.” Na cidade, existe a proposta de utilizar a macaúba para produzir combustível verde para a aviação civil. No ano passado foi lançado o projeto Plataforma de Bioquerosene e Renováveis da Zona da Mata, que está em fase de engajamento. A expectativa é que a região possa produzir R$ 230 milhões de litros de bioquerosene de aviação em 2031.

Na avaliação do assessor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agropecuária (Sedeta), Jackson Moreira, esta é uma grande oportunidade na prospecção e atração de tecnologias de vanguarda no desenvolvimento de combustíveis alternativos e alinhados à matriz energética sustentável, que poderão ser utilizadas na unidade de refino de combustíveis renováveis que será implantada para a concretização do projeto da plataforma. “A refinaria cumpre um importante papel na consolidação da cadeia produtiva do bioquerosene na região, fomentando a integração da produção de biomassas, principalmente, pelos pequenos agricultores e o segmento industrial de elevada complexidade, e, consequentemente, de alto valor agregado.”

PUBLICIDADE

Na programação da missão técnica estão agendados encontros com representantes do Ministério Federal do Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear; da Iniciativa de Aviação para Energias Renováveis na Alemanha; de associações alemãs de Aviação e das Indústrias Aeroespaciais; da Agência de Proteção Ambiental; dentre outros.

Sobre o ProQr
O projeto Combustíveis Alternativos sem Impactos Climáticos (ProQr) foi iniciado em 2017, a partir de um ajuste complementar ao Acordo Básico de Cooperação Técnica entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Federal da Alemanha, firmado em 1996. Por meio do ProQr, o Brasil, com seu potencial renovável, indústria e uma crescente demanda de combustível, e a Alemanha, com know-how de produção dos eletrocombustíveis renováveis, contribuem para um futuro descarbonizado e com soluções descentralizadas.

Sair da versão mobile