Ícone do site Tribuna de Minas

Movimento no comércio cresce às vésperas do Dia das Mães

Dia das Maes 2024 Felipe Couri
PUBLICIDADE

O Dia das Mães, celebrado neste domingo (12), deve impactar quase 70% do comércio varejista na Zona da Mata, de acordo com levantamento realizado pelo Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Federação do Comércio de Minas Gerais (Fecomércio-MG). Nas ruas de Juiz de Fora, os comerciantes apontam que o movimento dos clientes tem aumentado gradualmente com a proximidade da data, sendo que a expectativa é que nesta sexta-feira (10) e no sábado (11), as vendas de presentes aumentem ainda mais.

Conforme a pesquisa, 31,3% das empresas participantes acreditam que as vendas serão melhores em 2024 em comparação com o ano passado. O otimismo e a esperança (47,7%) e o valor afetivo da data (24,2%) foram os principais motivos apontados para a expectativa por esse resultado. Já 9,5% dos empresários esperam que as vendas deste ano sejam piores que as de 2023. As vendas baixas no primeiro trimestre (41%) e a crise econômica (28,2%) se sobressaem entre as razões.

PUBLICIDADE

Como destacado pela Fecomércio-MG, o Dia das Mães é a segunda melhor data comemorativa para o comércio varejista, ficando atrás apenas do Natal. O motivo é o apelo emocional e comercial, o que gera diversas oportunidades de negócios, especialmente nos setores de vestuário, calçados, acessórios, decoração e artigos do lar, perfumaria, dentre outros.

PUBLICIDADE

“Vale destacar também a grande importância que o Dia das Mães tem desempenhado para o setor de serviços. Nesta data, há aumento da procura pelos segmentos de turismo, lazer, institutos de beleza, cultura e restaurantes, entre outros. Desta forma, o período que abrange o Dia das Mães se torna repleto de possibilidades para grande parte dos empresários do comércio, de serviços e de turismo”, explica a economista da Fecomércio-MG, Gabriela Martins.

A expectativa de 46% dos empresários é que o consumidor gaste, em média, valor de R$ 70 a R$ 200 em compras. Para melhorar as vendas, 28,8% dos comerciantes deverão realizar promoções e liquidações, enquanto 20,8% investirão em propagandas e divulgação. Entre as ações, está também a contratação de funcionários temporários para melhorar o atendimento ao consumidor, apontada por 4,7% dos empresários.

PUBLICIDADE

Movimento cresce no comércio

O movimento de clientes buscando presentes para as mães está aumentando gradativamente ao longo desta semana, de acordo com comerciantes de Juiz de Fora ouvidos pela Tribuna. Na loja Elegância Makeup e Acessórios, as vendas já são maiores em comparação com os últimos meses e com o Dia das Mães de 2023, conforme a gerente Layohanne Luhara.

PUBLICIDADE

“No mês retrasado, estava um pouco mais fraco, mas já conseguimos ver a diferença”, conta. “O movimento começou na quarta. Na quinta, ficou muito melhor do que esperávamos para este ano. Então na sexta e no sábado acho que vai ser bom também.”

No estabelecimento, os presentes mais comprados são maquiagem e acessórios como brincos, colares e anéis. Para as vendas deste ano, a Elegância tem apostado em promoções e até mesmo na composição de cestas de presente. “Todo ano fazemos questão de decorar a loja para chamar mais a atenção, para que os clientes possam ver e saber o que tem”, conta Layohanne.

Até este sábado (11), o calçadão da Rua Halfeld sedia a Feira Regional de Economia Solidária, com edição especial para o Dia das Mães. De acordo com Oméria Ramos, proprietária da Florisbela Artesanato e coordenadora do Fórum Mineiro de Economia Popular Solidária, há opções de presentes de alimentação, artesanato, produtos de decoração e bonecas, entre outras.

PUBLICIDADE

“Estar aqui no calçadão é muito bom, porque é uma oportunidade para a população conhecer um artesanato bonito, além da oportunidade de fazermos ótimas vendas para o Dia das Mães”, diz. “O movimento está melhorando bem. Há muitas pessoas que valorizam o artesanato, que gostam de ver um trabalho manual. Isso nos ajuda muito.”

O aumento gradual dos clientes ao longo da semana também foi observado na loja Prata JF, de acordo com a gerente Nelcina Bretas. Entretanto, comparada com o ano anterior, a busca por presentes ainda está baixa. “A nossa expectativa era um pouco melhor do que está sendo. Está abaixo do esperado, mas é um bom movimento”, comenta. No estabelecimento, os consumidores estão procurando presentes como anéis, brincos e gargantilhas específicas para as mães.

Na posição de mãe e filha, a atendente Thaiana Oliveira já escolheu o que vai presentear e com o que quer ser presenteada. “Como mãe, este ano eu não quero pano de prato, não quero panela”, brinca. “Nós queremos flores, perfumes, uma coisa que agrade a gente, porque o Dia das Mães é todo dia, mas, em especial no mês de maio, eu espero ganhar um presente.” Já para sua mãe, Thaiana pretende surpreender com um blazer.

PUBLICIDADE

Horário de funcionamento estendido

Para atender a demanda de vendas para o Dia das Mães, o comércio em Juiz de Fora irá funcionar até às 16h neste sábado, de acordo com o presidente do Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomércio), Emerson Beloti. “Estendemos o horário para garantir mais condições ao consumidor para fazer suas análise e pesquisa. É importante ter esse tempo, para percorrer as lojas e fazer a compra com mais calma.”

Conforme Beloti, a expectativa de vendas este ano é positiva, sendo que muitas lojas já se prepararam com decorações e promoções. Em Juiz de Fora, os itens mais procurados são, tradicionalmente, de vestuário, seguido por calçados e acessórios. Perfumaria, floricultura e eletroeletrônicos também costumam estar na lista de presentes.

“O Sindicomércio espera aumento nas vendas porque o Dia das Mães é um dia que, depois do Natal, é o mais importante na parte empresarial”, diz. “É um mercado que cresce. Com o apelo da data, as pessoas se sentem mais motivadas a fazerem suas compras” e terão mais tempo para isso, avalia.

Sair da versão mobile