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Dia dos Pais: 70% dos consumidores devem presentear pais em Juiz de Fora

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Juiz de Fora se aproxima da terceira data mais importante para o comércio, o Dia dos Pais, que, este ano, será comemorado no dia 14 de agosto, próximo domingo. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade (CDL), cerca de 70% das pessoas devem presentear os pais esse ano. A comemoração só fica atrás do Natal e do Dia das Mães. Para atender a demanda, o horário do comércio será estendido até as 16h no sábado (13).

O Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomércio-JF) aponta que, este ano, a média de gasto com o presente para o Dia dos Pais deve ficar em torno de R$ 150 a R$ 200. Os itens mais procurados são vestuário, acessórios, sapatos, eletroeletrônicos e perfumaria. A expectativa é que as vendas aumentem cerca de 30% em função da data.

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Entidades patronais compartilham otimismo

Tanto a CDL quanto o Sindicomércio compartilham boas expectativas para as vendas para o Dia dos Pais. Conforme o presidente da CDL, Marcos Casarin, os preparativos para a data começaram no mês passado, com o reforço no estoque e a decoração das vitrines. “Os comerciantes estão otimistas quanto a data, principalmente porque, este ano, os encontros vão acontecer com mais normalidade, por conta do avanço da vacinação e a diminuição das medidas restritivas impostas pela pandemia.”

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O presidente do Sindicomércio, Emerson Beloti, avalia que as datas especiais “são sempre importantes para o comércio”. Ele acrescenta que muitos lojistas ainda não se recuperaram 100% das perdas provocadas pela pandemia, “mas aos poucos pretendemos retornar aos patamares de venda observados em 2018 e 2017”. Beloti afirma que, geralmente, a maioria dos consumidores costuma ir às ruas nos três dias antes da comemoração, “por isso estendemos o comércio até às 16h, no sábado, com o objetivo de atender a demanda de todos”.

Lojas estão autorizadas a permanecer abertas até as 16h no sábado, para atender os consumidores de última hora (Foto: Leonardo Costa)

Procura deve aumentar nos próximos dias

Apesar da boa expectativa das entidades, os lojistas estão cautelosos quanto às vendas. A Tribuna foi às ruas nesta segunda-feira (8) e constatou que poucas lojas estão com as fachadas decoradas para a data. Além disso, a movimentação para compra de presentes ainda é tímida. A gerente de uma loja de roupas masculinas, Iara Vilas Boas, tem esperança de que a procura aumente nos próximos dias. “Mais perto da data, a partir de quinta-feira, o movimento deve melhorar. Estamos esperando um aumento de quase 30% nas vendas.” No entanto, ela afirma que, dos 17 anos em que trabalha no comércio, os últimos três têm sido os mais difíceis. “Não vendemos tanto quanto antigamente. Esse ano tem sido melhor em comparação aos anteriores, mas não é nada comparado ao que a gente faturava há cinco, seis anos atrás.”

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A funcionária de uma perfumaria, Sabrina Daguilar, afirma que a preparação para o Dia dos Pais vem acontecendo há algum tempo. “Renovamos nosso estoque de perfumes masculinos e montamos nossa vitrine especialmente com essas peças para chamar mais atenção.” A expectativa é que a procura aumente em até 50% na data. “O comércio on-line cresceu muito nos últimos anos, mas nossa vantagem é que as pessoas podem vir até aqui e experimentar o perfume.”

A diarista Maria Helena de Oliveira, que consultava preços em uma sapataria, estava indecisa quanto às compras para o Dia dos Pais. Ela afirma que tem o costume de comprar presentes para seu pai e para o marido, mas acha que esse ano apenas um deles vai ser contemplado. “Meu pai já é mais idoso, então ele tem prioridade. Para o meu marido, esse ano o presente vai ficar por conta dos meus filhos.” A decisão, segundo ela, é por conta do orçamento mais apertado. “As coisas eram mais fáceis antigamente. Mas mesmo assim não tem como deixar de dar uma lembrancinha, para demonstrar nosso carinho.”

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Cerca de 70% das empresas estão preparadas para o Dia dos Pais

Uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG) mostra que cerca de 70% das empresas mineiras estão preparadas para a data e já reforçaram os estoques. A principal forma de melhorar as vendas citada pelos lojistas, de acordo com o estudo da Fecomércio MG, será a realização de promoções e liquidações (56,9%). No entanto, existem empresas que pretendem investir em propagandas (54,8%) e na diversidade do mix de produtos (31%).

O levantamento apurou ainda que, por ser uma data com intenso apelo afetivo, o Dia dos Pais deve impactar, positivamente, 48,5% dos varejistas. Entre as empresas consultadas, os segmentos que já identificaram aumento em suas vendas são produtos alimentícios, bebidas e fumo (59,1%) e tecidos, vestuários e calçados (58,4%).

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