A Câmara Municipal de Juiz de Fora realizou uma audiência pública nesta segunda-feira (8) para debater a situação da planta da Mercedes Benz em Juiz de Fora e a manutenção das atividades da empresa e dos postos de trabalho. O encontro aconteceu a pedido do vereador Juraci Scheffer (PT), presidente da Casa.
De forma objetiva, Juraci questionou se há riscos das empresas encerrar suas atividades na cidade. “A fábrica de Juiz de Fora está funcionando a pleno vapor na produção de cabines de caminhões”, afirmou Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil. Moraes considerou ainda que a planta da empresa em Juiz de Fora conta com cerca de 830 colaboradores diretos. “Esta planta faz parte de nosso planejamento estratégico”, pontuou.
Neste sentido, Moraes afirmou que, após o setor ter amargado comprometimentos por conta da crise econômica que se agravou no país entre 2015 e 2016 e também por reflexos da pandemia, acredita em um crescimento da produção na cidade em 2021. “A gente acredita que a produção de cabines em Juiz de Fora vai ampliar”, afirmou. Segundo o diretor a intenção é saltar de 28 mil unidades produzidas em 2020 “para cima 40 mil este ano”. Caso tal cenário se confirmar, a variação entre a produção de um ano para o outro de cerca de 42%. “É um número preliminar que depende do mercado. Só vamos ter certeza no fim do ano.
As falas foram vistas como uma sinalização da sequência dos trabalhos pelo vereador Juraci Scheffer e também pelo secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade, Ignácio Delgado, que representou a Prefeitura nas discussões que marcaram a audiência pública.
Durante a sessão, ainda tiveram a palavra vários vereadores e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Juiz de Fora e Região (Stim-JF), João César da Silva, que defendeu uma maior qualificação da produção na cidade. “A preocupação do sindicato é que queremos que tenhamos, de fato, produtos aqui. Isto gera, inclusive, valor agregado para a cidade”, afirmou.
Além de Scheffer, outros 12 vereadores subscreveram o pedido de realização da audiência: André Luiz (Republicanos), Bejani Júnior (Podemos), Carlos Alberto Mello (Casal, PTB), João Wagner Antoniol (PSC), Julinho Rossignoli (Patriota), Kátia Franco (PSC), Laiz Perrut (PT), Marlon Siqueira (PP), Maurício Delgado (DEM), Nilton Militão (PSD), Tallia Sobral (PSOL), Tiago Rocha dos Santos (Bonecão, Cidadania).