A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disse ontem que as tarifas de interconexão – que são cobradas nas ligações feitas entre telefones de operadoras diferentes – podem cair dos atuais R$ 0,48 para cerca de R$ 0,10, até o dia 31 de outubro. A informação, segundo o portal G1, foi dado pelo presidente da Anatel, João Rezende, durante seu discurso no 5º Encontro de Telecomunicações, ontem em São Paulo. Ele disse que a agência trabalha desde o ano passado para reduzir as tarifas de interconexão.
Contemplando o tema do evento – respeito ao consumidor -. Rezende destacou que a agência busca a melhora dos call centers da empresas. A gente perde R$ 20 milhões para atender cerca de 600 mil chamadas que nosso call center recebe, sendo 300 mil de reclamações (contra operadoras) a outros 300 mil de outra natureza. Quando o usuário liga no nosso call center, a empresa coloca um atendimento vip e acaba resolvendo o problema.
Também presente, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse que, além de exigir faturas mais claras e melhora no atendimento dos call centers, o Governo busca reduzir a carga tributária e ampliar a infraestrutura do setor, como formas de defender o usuário.
