Ícone do site Tribuna de Minas

Procon realiza operação sobre direitos de compra e uso de materiais escolares

volta as aulas foto felipe couri
PUBLICIDADE

A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) iniciou a ‘Operação Volta às Aulas’ com o objetivo de orientar sobre a compra de materiais escolares e os direitos nas relações de consumo com instituições de ensino particulares. Com início nesta segunda-feira (8) e término previsto para o dia 24 de janeiro, os agentes também dão suporte aos fornecedores durante as ações sobre a precificação correta dos produtos, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

O Procon ainda irá reforçar orientações sobre matrícula escolar para o ano de 2024, reajuste de anuidade, contrato de prestação de serviços, exigências sobre uniforme escolar, cuidados com o contrato de transporte escolar e as condições para aquisição dos materiais escolares.

PUBLICIDADE

Há também ações de pesquisa de preço dos materiais escolares e formação de uma lista com estes dados que será divulgada pelo órgão no final do mês de janeiro.

PUBLICIDADE

O órgão já divulgou uma lista com orientações para os consumidores, que trata inclusive do que fazer com o material que não foi utilizado no ano anterior e sobre os direitos das famílias sobre esses pertences. Além disso, há recomendações que evitam abusos na lista de material escolar e que resguardam o aluno da participação de atividades mesmo sem comprarem determinados itens.

LEIA TAMBÉM: Caderno é material escolar que mais encareceu em 2024

PUBLICIDADE

Confira orientações para as compras divulgada pelo Procon:

Sair da versão mobile