Cerca de 36 mil pessoas devem embarcar no Terminal Rodoviário Miguel Mansur entre ontem, véspera do feriado da Independência do Brasil e o próximo domingo, segundo a Sinart, empresa que administra o terminal. De acordo com o gerente Artur Rodrigues Bittencourt, a expectativa é de 30% de aumento no movimento habitual da rodoviária. Os principais destinos procurados pelos passageiros, ainda de acordo com o gerente, são as cidades do Rio de Janeiro e da Região dos Lagos, a exemplo de Cabo Frio.
Devido ao aumento da demanda, as empresas de transporte rodoviário haviam disponibilizado, até o fim da tarde de ontem, 47 carros extras com saída ainda na quinta-feira. Já para hoje, nove veículos sobressalentes haviam sido reservados. O mesmo número de carros seriam disponibilizados para retornar a Juiz de Fora no final do feriado, no domingo.
As companhias garantem a venda de passagens enquanto houver procura, devido à possibilidade de colocação de carros extras, mas a orientação é para que as pessoas comprem o bilhete com antecedência, para garantir o horário de preferência. E que procurem chegar ao terminal com pelo menos 1 hora de antecedência, para evitar quaisquer transtornos, recomenda Bittencourt.
A técnica em radiologia Dalva Kirchmair garantiu as passagens da família há duas semanas. A família embarcou no fim da tarde de ontem com destino a Cabo Frio. Quis ter certeza de que conseguiríamos viajar. Já a enfermeira Jussara Venâncio comprou o bilhete para Barra Mansa no dia do embarque. Tive que ficar com o último horário, lamenta. O técnico em edificações Jomar Guimarães reservou a viagem para Barra do Piraí no dia anterior ao embarque e conseguiu um lugar em um carro extra. Pelo menos as passagens da volta no domingo já estão compradas. Melhor não arriscar, pois tenho que trabalhar na segunda-feira.
