Ícone do site Tribuna de Minas

Aprovado regulamento de medidor de energia

PUBLICIDADE

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (07) o regulamento dos medidores eletrônicos de consumo de energia, o que possibilitará aos consumidores pagar preços mais baixos pela eletricidade consumida fora dos horários de pico. No futuro, o equipamento também permitirá que as distribuidoras ofereçam novos serviços, como a energia pré-paga, ou ainda a venda e distribuição do excedente de energia gerada por meios solares ou eólicos domiciliares.

Nesse modelo – que será opcional para os usuários – a eletricidade consumida nos horários de menor demanda na rede, batizada como tarifa branca, custará cinco vezes menos que os preços cobrados no pico de consumo e três vezes menos que as praticadas nos horários intermediários. Além da diferenciação por horário, os medidos inteligentes poderão comunicar quedas de energia às distribuidoras em tempo real, agilizando o processo de restabelecer a rede de força. As distribuidoras terão que oferecer o novo equipamento para os consumidores que o solicitarem em até 18 meses.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile