A ArcelorMittal irá ampliar em 20% a fabricação de aço bruto (tarugos) da unidade de Juiz de Fora, elevando de um milhão de toneladas para 1,2 milhão de toneladas por ano a sua produção atual. A informação foi divulgada pelo diretor-executivo do grupo, Jefferson de Paula. De acordo com a assessoria da empresa em Juiz de Fora, as operações terão início em 2015.
A iniciativa faz parte da retomada do projeto de investimentos do grupo, que havia sido paralisado por conta da crise internacional após aplicação de recursos da ordem de US$ 700 milhões, 45% do total orçado inicialmente (US$ 1,5 bilhão). A proposta era que a maior parte do recurso fosse destinada à usina de João Monlevade, na Região Central de Minas Gerais. Em maio deste ano, a empresa informou que pretendia investir US$ 30 milhões na unidade juiz-forana.
Em reunião realizada em Londres, há alguns dias, porém, o comitê executivo da companhia aprovou nova versão para o projeto de investimentos, definindo em US$ 166 milhões os recursos que serão distribuídos entre as duas siderúrgicas mineiras e a unidade localizada em Cariacica (ES). De acordo com a assessoria, ainda não se sabe o valor exato do aporte que será destinado à Arcelor de Juiz de Fora. O projeto é que os excedentes de produção das unidades juiz-forana e capixaba sejam direcionados como fonte de suprimento da usina de Monlevade.
