Ícone do site Tribuna de Minas

Feira da Economia Solidária movimenta o Parque Halfeld

Feira Economia Solidaria fernando priamo 7
Evento aproxima produtores da cidade e da região dos moradores de Juiz de Fora, contribuindo para o fortalecimento da economia solidária (Foto: Fernando Priamo)
PUBLICIDADE

Na véspera do Dia das Mães, a Feira Regional da Economia Solidária voltou a movimentar o Parque Halfeld neste sábado (7), das 9h às 18h, no Centro de Juiz de Fora. Além dos tradicionais expositores de artesanato e de gêneros alimentícios, o evento contou com música e comercialização de cervejas artesanais da cidade, selecionadas por meio de chamamento público, coordenado pela Secretaria de Turismo (Setur).

A coordenadora, Eliza Chaves, falou sobre a importância da realização da Feira Solidária e da diferença do formato em relação às demais. “É uma feira que dá oportunidade a quem produz sua mercadoria. Nas outras, normalmente, o pessoal compra e revende, é só mesmo a comercialização. Aqui não e, além da venda, nós temos a valorização do ser humano.”

PUBLICIDADE

Dessa forma, segundo Elisa, é dada oportunidade a quem mais precisa. “Acolhemos pessoas com problemas de depressão, que estão fora do mercado de trabalho, e em situação de vulnerabilidade. Também oferecemos oficinas de artesanato. Esse é o nosso diferencial: valorizar, principalmente, o ser humano.” A iniciativa é da Secretaria de Estado e Desenvolvimento Social (Sedese) e do Fórum Regional de Economia Solidária da Zona da Mata.

PUBLICIDADE

Além de Juiz de Fora, produtores e artesãos de outros 15 municípios da região participaram do evento. “É uma feira regional, que acontece aqui por ser uma cidade polo, com mais estrutura.” A coordenadora ainda lembrou que há as feiras municipais, que acontecem todas as terças-feiras no Parque Halfeld e todas as quintas na Praça da Estação. “No Parque Halfeld também estamos em datas esporádicas e comemorativas.”

LEIA MAIS

PUBLICIDADE

Feira coloca produtos do campo direto na cidade

<
>
Foto: Fernando Priamo

O produtor rural de Chácara Sílvio Júlio, 67 anos, contou que costuma participar da feira no Parque Halfeld às terças e, aos sábados, trabalha na Praça do Bom Pastor, comercializando ovos, queijos, manteigas, entre outros. “Produzimos a maioria dos nossos produtos, e o que a gente não produz pegamos com um colega ou parente. Eventos como esse são muito importantes, porque estamos trabalhando para o nosso ganha-pão e, também, servindo a comunidade.”

 

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile