A fim de atuar em um segmento de mercado ainda pouco explorado e conquistar novos consumidores, empreendedores de Juiz de Fora decidiram aproveitar a páscoa para lançarem sabores diferenciados (e exóticos) de ovos. Os chocólatras, contudo, não precisam se preocupar. Os ovos de chocolate permanecem como os queridinhos do público, e a oferta é grande. Os sabores peculiares, entretanto, têm ganhado – literalmente – o gosto do público.
A criatividade rola solta quando o assunto é a produção de ovos “diferentões” e, em Juiz de Fora, o público interessado em novas sensações e aventuras gastronômicas encontra diferentes opções que fogem do tradicional sabor chocolate. A Tribuna conversou com donas de docerias, restaurantes e lojas de comida da cidade que, em comum, criaram ovos de páscoa de sabores inéditos. De acordo com elas, a inspiração surgiu após pedidos dos próprios clientes.
O cardápio expandido é uma aposta para agradar a todos os gostos, é o que revela Núbia Fonseca, proprietária da Delícias da Núbia JF. A cozinheira trabalha sozinha e possui uma loja on-line, cujas vendas ocorrem por meio do Instagram. Ela conta que começou a trabalhar fazendo bolos de festa e, há quatro anos, começou a produção de ovos de páscoa. Com o tempo, contudo, a cozinheira percebeu que seus clientes também buscavam por itens salgados. “Os clientes procuravam tudo em um só lugar, então procurei adequar meu negócio a isso”, conta.
Ovos salgados
Foi no ano passado, portanto, que Núbia passou a se dedicar à produção de ovos salgados. A ideia, ela conta, surgiu a partir da demanda da clientela. Ela, então, se prontificou a atender. “O salgado também tem seu público”, reconhece. Conforme conta, o mercado era tão pouco explorado que ela teve dificuldades em achar formas propícias para ovo salgado no comércio da cidade. Obstinada com a ideia, entretanto, ela conseguiu encontrar os materiais e de forma perspicaz, a cozinheira percebeu outra oportunidade à vista.
Alguns cristãos têm como tradição religiosa não comer carne nessa época, devido ao período da quaresma, que precede a páscoa. Foi pensando nesse nicho, que Núbia fez o ovo de páscoa de bacalhau. A massa é similar a de empada e o recheio inclui o peixe, azeitona, coentro, cenoura, requeijão e azeite. Aqueles que não se apegam à religiosidade também podem desfrutar da opção de frango, chamada por Núbia de “empadovo”. A receita segue o padrão da empada de frango com direito a catupiry no recheio.
Outra opção que tem caído no gosto do público, em especial daqueles que gostam das comidas típicas mineiras, é o ovo Romeu e Julieta. A receita de Núbia leva brigadeiro de queijo e geleia de goiabada. O trabalho feito por ela tem consolidado clientes e conquistado outros, o que permite, conforme conta, que ela permaneça com a possibilidade de inventar novos sabores.
Opções para amantes de comida japonesa
Foi fugindo do óbvio e indo ao encontro da demanda de novos paladares que Yasmin Chiconeli criou o ovo de sushi. Proprietária do Tempurá – Culinária Japonesa, ela conta que procura oferecer produtos variados e criativos a seus clientes. O cardápio do local inclui itens como cachorro-quente de sushi, hambúrguer de sushi, sushitone (panetone de sushi) e, atualmente, o ovo de páscoa de sushi.
Com casca de arroz empanado, as opções de recheios são salmão em cubos, salmão hot roll, salmão com camarão, shitake e shitake com salmão. Além dessas opções, há o ovo de hashi, feito para comer com o auxílio do utensílio. O cliente, ainda, pode optar por um acompanhamento e adicionar extras.
Segundo Yasmin, a maior parte das vendas é para ovos de sushi, por ser algo diferente, bonito e uma novidade. Embora seu estabelecimento também oferte ovos de chocolate, esse não é o maior destaque. Mas, para agradar quem deseja ambos, ela criou o “dueto”, que consiste em dois ovos de 380g, com dois recheios – doce e salgado.
Ela compartilha que acredita no diferencial de sua empresa e na qualidade das etapas de produção. “Primeiro porque fazemos tudo na hora. Não trabalhamos com produção de nenhum tipo de peça, então tudo é feito na hora, exclusivamente para cada pedido. Para cada cliente, modéstia à parte, escolhemos as peças mais bonitas”, conta Yasmin, que afirma procurar manter uma relação de confiança e proximidade com os clientes.
Sem cacau
Se engana quem pensa que os ovos salgados são os únicos peculiares. Proprietária da Brigaderia Madame Gourmet, Gabriela Gonçalves Soares, aposta em recheios doces, mas que não possuem como ingrediente principal derivados do cacau.
O ovo de merengue de limão é um desses casos. Com casca de chocolate branco e caramelo, essa opção é recheada com merengue suíço, biscoito e mousse de limão, finalizado com o merengue maçaricado. Outra escolha é o ovo de pudim de leite ninho, que também possui casca de chocolate branco com crocante de caramelo, brigadeiro quatro leites e merengue suíço. A finalização é de pudim de leite ninho e calda de caramelo. Esse último é um dos destaques da loja.
Gabriela conta que começou produzindo em casa, mas agora já conta com um espaço dedicado às suas produções. Ela conta que a demanda tem crescido e agradado o público, e as opções surgem como resultado do trabalho de pesquisa de novos sabores. Mesmo que já fizesse ovos antes, foi neste ano que os sabores diferentes surgiram.
Alternativa para as crianças
Apaixonada por costura, Jane Márcia Braga de Carvalho, dona da página Viés Artesanatos, encontrou no Youtube inspiração para um novo projeto. Ela desenvolveu um Quiet Book, livro sensorial que, segundo conta, auxilia no desenvolvimento da coordenação motora de crianças, só que em formato de ovo de páscoa. Apesar de não ser uma opção comestível, é uma alternativa para as crianças na páscoa.
Em uma relação estreita com o artesanato, ela começou a costurar e chamou uma amiga para bordar, o resultado foi toda sua sensibilidade figurada no brinquedo para crianças. Ela explica que fica contente em produzir um material que ajuda também no desenvolvimento da imaginação. “Eu me sinto realizada, pois fiz com carinho e capricho”, diz Jane.
Todas as costuras do livro foram reforçadas, para evitar que a criança danifique facilmente o objeto. Quanto ao conteúdo, o livro em formato de ovo possui várias páginas, cada uma com uma arte diferente.