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Procon divulga lista das dez mais reclamadas

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O Procon divulgou, nesta segunda-feira (6), a relação das dez empresas mais reclamadas em setembro. A Telemar Norte e Leste S/A (Oi) lidera, com 20,60% do total de atendimentos. A Via Varejo S/A (Casas Bahia e Ponto Frio) ocupou o segundo lugar (5,40%). Em terceiro, está o Banco Bradesco, com 3,32% do total. A listagem é composta, ainda, por: Itaú (3,15%), Caixa Econômica Federal (2,68%), TIM (2,64%), Santander (2,47%), Sky (2,38%), Vivo (2,34%) e Claro (2,17%).

Conforme o órgão, foram realizados 2.350 atendimentos em setembro. O total de audiências de conciliação chegou a 529. O superintendente do Procon, Nilson Ferreira Neto, destacou a incidência de reclamações sobre produtos com defeito, representando mais da metade das queixas contra a segunda colocada. “A demora ou não entrega do produto é outro item reclamado. Diante disso, o ideal é que o consumidor fique atento aos seus direitos, testando o produto da loja e verificando o prazo correto da entrega.”

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Em caso de produto com vício – e dentro do prazo de garantia -, o consumidor deve encaminhá-lo à assistência técnica autorizada do fabricante para conserto no prazo máximo de 30 dias. Caso o reparo não seja efetivado neste período, o cliente pode optar pela troca do produto, cancelamento da compra ou abatimento proporcional do preço, conforme dispõe o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

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O consumidor que queira fazer reclamação sobre serviços ou produtos pode procurar o órgão, localizado na Avenida Itamar Franco 992, Centro. O horário de atendimento é das 8h30 às 17h30.

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