Ícone do site Tribuna de Minas

Procon revela que 95% dos juiz-foranos recebem propaganda intensiva de telemarketing

telemarketing freepik
PUBLICIDADE

Uma pesquisa realizada pelo Procon Juiz de Fora mostrou que 95% das pessoas na cidade estão recebendo ofertas intensivas e regulares de telemarketing nos últimos seis meses. O número, segundo o órgão, é alarmante e denuncia a hiperatividade dos fornecedores.

A pesquisa entrevistou 203 pessoas de diferentes idades, que responderam um questionário sobre a oferta contínua de produtos e publicidade via ligação telefônica. A maior parte dos entrevistados pertence a faixa etária entre 31 e 59 anos. No total, 15% eram idosos, revelando que o telemarketing abusivo também atinge essa população.

PUBLICIDADE

De acordo com o Procon, as ligações são mais frequentes no período da tarde. A quase totalidade dos entrevistados, 99%, disse já ter recebido uma ligação que ficou muda ou caiu, após uma fala. Essas pessoas também contaram que a maioria das ligações é de empresas as quais elas não possuem vínculos. “Isso chama atenção para como são tratados os dados dos consumidores, visto que, em algum momento de sua vida, seu número de contato foi captado por algum fornecedor e utilizado para a prática do telemarketing”, apontou o Procon.

PUBLICIDADE

Além de ligações telefônicas, 83% dos entrevistados também receberam ofertas intensivas de produtos por outros meios, como SMS e WhatsApp. Empresas de telefonia móvel foram as mais citadas na pesquisa. Já os bancos foram mencionados em 22% das respostas como a categoria que mais pratica assédio por meio de telemarketing.

O Procon alerta que, para combater a prática, denunciar é muito importante, indo além do simples bloqueio do número. O órgão de defesa do consumidor de Juiz de Fora está aberto para denúncias presencialmente na agência ou através do telefone 3690-1710.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile