Atualizada às 19h40
De acordo com a gerente regional do MTE em Juiz de Fora, Carla Beatriz de Castro Barros, a iniciativa pretende garantir maior segurança e controle. “A carteira manual é fácil de ser fraudada, o que contribui para as fraudes no seguro-desemprego. Com a informatização, os dados serão cruzados com a Receita Federal.” Ela explica que ainda não há uma data definida para que o serviço seja retomado. “Não poderemos emitir mais a carteira manual, então, o retorno do serviço será feito após a implantação do novo programa.” Ela orienta que os trabalhadores possam se informar no MTE (3215-9231) e nos postos de atendimento.
A assessoria da Câmara Municipal, onde o serviço também é realizado, informou que, apesar da suspensão, a entrega das carteiras já prontas e a prestação de informações gerais sobre os procedimentos necessários para obtenção do documento continuarão sendo realizadas normalmente. “Assim que o MTE anunciar o retorno definitivo do funcionamento para a obtenção da carteira de trabalho, a Câmara Municipal voltará a receber os pedidos.” Outros esclarecimentos podem ser obtidos pelo telefone 3313-4936, no período das 8h às 18h.
Na unidade de atendimento integrado (UAI), localizada no Independência Shopping, o serviço também ficará suspenso. Para outras informações, os interessados podem ligar para 3250-1000.