Juiz de Fora terá seu segundo restaurante popular. O equipamento será instalado em uma área de 300 m² no Bairro Benfica, na Zona Norte da cidade, e tem inauguração prevista para o próximo ano. O terreno para a construção do restaurante será doado ao município pela Polícia Militar durante solenidade realizada nesta quinta-feira (5), na sede da Prefeitura. Para a viabilização do empreendimento, o Executivo reservou R$ 906 mil em recursos. De acordo com o secretário municipal de Agropecuária e Abastecimento, Marlon Martins, as obras podem começar em novembro. "No momento estamos fazendo o projeto orçamentário e, em seguida, iremos elaborar o edital. Acredito que no prazo de 60 dias iniciaremos as obras."
O secretário adianta que o local terá em torno de 20 funcionários que trabalharão para o fornecimento de mil refeições diárias. O novo restaurante seguirá a mesma dinâmica de funcionamento da unidade situada na Rua Halfeld, no Centro. Hoje, o estabelecimento oferece almoço pelo preço de R$ 2 de segunda à sexta-feira, entre 11h e 14h.
O crescimento da população da Zona Norte da cidade, que hoje conta com cerca de cem mil habitantes, é a explicação para a escolha da região como sede do novo restaurante popular. "É uma região com grande demanda. Pela distância do deslocamento até o Centro, acredito que estamos sendo democráticos em construir o equipamento lá", justifica Martins. O secretário afirma que o projeto pode ter orçamento maior do que o investimento reservado pela PJF. "Neste primeiro momento temos este valor, mas se for necessário buscaremos mais recursos."
Para a construção do restaurante popular do Centro foram disponibilizados R$ 2 milhões pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e R$ 1 milhão pela PJF. As obras do local foram iniciadas em 2005, ainda no Governo de Alberto Bejani, mas ficaram paradas por mais de quatro anos, sendo retomadas apenas em 2010. O espaço foi inaugurado em agosto do ano passado, na gestão de Custódio Mattos.
