Começou, nesta quarta-feira (dia 5), a montagem dos estandes para o Minas Láctea, que será realizado entre os dias 18 a 20 de julho, no Expominas de Juiz de Fora. Conforme o Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), no total, 13 empresas do ramo estão trabalhando para garantir a estrutura necessária para a realização do evento. Um dos destaques da programação, que, este ano, volta a seu formato completo, é o Concurso Nacional de Produtos Lácteos, considerado uma vitrine para o mercado e o mais tradicional do setor no país.
O julgamento dos produtos será realizado nos dias 18 e 19 de julho no laboratório da Epamig, localizado na sede do ILCT. A premiação será entregue no encerramento do Minas Láctea, no dia 20 de julho, no Expominas Juiz de Fora. O concurso conta com a avaliação de profissionais de universidades, indústrias e dos serviços de inspeção federal, estadual e municipal, que julgam aspectos como cor, textura, odor, aroma, sabor e consistência. No total, serão avaliadas 11 categorias, como doce de leite, requeijão, manteiga, destaque especial e queijos gorgonzola, minas padrão, prato, reino, gouda, parmesão e provolone.
De acordo com professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV) Mauro Furtado, há mais de 20 anos juiz do concurso, os produtos lácteos estão evoluindo, especialmente no tocante à inovação e qualidade. “Muito desse progresso vem desse concurso, no qual muitas empresas têm a oportunidade de enfrentar uma concorrência que é baseada essencialmente na qualidade dos produtos que são submetidos aos juízes.” O coordenador do concurso, Fernando Magalhães, comenta que, após o evento, as empresas participantes recebem relatório em que é possível comparar os resultados de cada atributo do seu produto, com a média dos demais participantes e as notas da empresa campeã. “Eles podem melhorar seus produtos tendo como referência os padrões do campeão de cada categoria.”
Laticínios de todo o país podem se inscrever até o dia 7 de julho. A inscrição custa R$ 300, independente do número de categorias participantes. Outras informações podem ser obtidas pelo site www.minaslactea.com.br/concurso.