Pelo menos 11 estados do país ficaram sem energia elétrica na tarde de ontem, durante apagão que atingiu mais de 3,5 milhões de unidades consumidoras das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Norte. Em Minas Gerais, cerca de 230 mil consumidores foram afetados. Municípios da região metropolitana de Belo Horizonte, do Triângulo e das regiões Leste, Oeste e Sul do estado ficaram sem luz. O desligamento ocorreu às 14h02, e o restabelecimento foi iniciado às 14h48, sendo finalizado às 14h58, conforme dados da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Juiz de Fora e a Zona da Mata não sofreram interrupção de energia.
De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), um curto-circuito numa linha de transmissão no estado de Tocantins teria originado o apagão. O problema foi registrado na linha de transmissão 500 kV Miracema-Colinas C3, controlada pelo FIP Brasil. Em seguida, outro curto ocorreu na linha 500 kV Miracema-Colinas C2, controlada pela Cemig. Diante das duas ocorrências, foi acionado o comando de desligamento do circuito remanescente. Amanhã será realizada reunião para analisar detalhes da ocorrência.
Durante entrevista coletiva na sede do Ministério de Minas e Energia, em Brasília, o secretário executivo da pasta, Márcio Zimmermman, destacou que a falha não tem relação com o aumento do consumo de energia das últimas semanas, provocado pelo calor. Segundo ele, o sistema elétrico brasileiro é equilibrado e não existe risco de faltar energia no país devido à falta de chuva e queda no nível dos principais reservatórios de hidrelétricas.
Além de Minas Gerais e Tocantins, os estados de Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo também foram afetados pela queda de energia. Este último teve o maior número de unidades atingidas: mais de 1,2 milhão.
Histórico
O mais recente apagão com grandes proporções no país ocorreu em agosto do ano passado, quando uma queimada em uma fazenda do Piauí levou à falta de energia em todos os estados do Nordeste.