Ícone do site Tribuna de Minas

Ministério do Trabalho irá mediar negociação entre terceirizados e hospitais

PUBLICIDADE

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) atendeu à solicitação do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Juiz de Fora (Serv-Saúde) e irá realizar uma reunião em caráter emergencial, na próxima segunda-feira (7), para mediar uma rodada de negociação salarial entre representantes da classe trabalhadora e da direção de sete hospitais, sendo dois destes responsáveis pelo gerenciamento de três Unidades de Pronto Atendimento (UPA). O encontro será a última tentativa de acordo entre as partes, já que a categoria está em estado de greve e aprovou a deflagração do movimento a partir do dia 10, caso as negociações não avancem.

O chefe do Setor de Relações do Trabalho do MTE, Sérgio Nagasawa, explica que houve um entendimento sobre o caráter emergencial da reunião. “Quando as classes se reúnem e não há andamento nas negociações, é comum buscarem a intermediação do Ministério do Trabalho. Neste caso, como os trabalhadores já estão em estado de greve, entendemos que há uma urgência na tentativa de acordo para evitar prejuízos para população.” Ele explica que, a princípio, apenas um encontro foi agendado, mas pode ser que esta reunião gere desdobramentos na próxima semana.

PUBLICIDADE

A greve foi aprovada no último dia 27 após a realização de quatro assembleias que reuniram 480 profissionais. A categoria reivindica reajuste de 9,28%, justificado como reposição inflacionária, e a manutenção de cláusulas do acordo anterior, como jornada de trabalho e pagamento de adicional noturno e insalubridade. Com a deflagração do movimento, cerca de três mil trabalhadores, entre técnicos de enfermagem, funcionários de copa, cozinha, lavanderia e outros profissionais terceirizados irão paralisar as atividades nos hospitais Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ), Ana Nery, Dr. João Felício, Instituto Oncológico – Hospital 9 de Julho, Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Juiz de Fora (Ascomcer), HTO e nas UPAs Santa Luzia, Norte e São Pedro.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile