Ícone do site Tribuna de Minas

Mercedes interrompe produção no Carnaval

PUBLICIDADE

A Mercedes-Benz vai interromper a produção em toda a semana do Carnaval. A medida segue tendência adotada por outras montadoras do país – Ford, General Motors, MAN, Mercedes-Benz, Volkswagen e Volvo anunciaram paralisações de uma semana ou mais a partir de segunda-feira – , diante de um mercado cada vez mais retraído. A Fiat terá férias coletivas em Betim de fevereiro a março. No caso dos trabalhadores administrativos da Mercedes, o retorno está previsto para o dia 11 de fevereiro. Em dezembro, os funcionários de Juiz de Fora ficaram de férias coletivas por quase um mês.

A planta local, que hoje possui cerca de 750 trabalhadores, mantém 42 em layoff (suspensão temporária do contrato de trabalho) desde dezembro e até 30 de abril. Por meio de sua assessoria, a Mercedes informou que, diferente de outros anos, o recesso da linha produtiva foi estendido por toda a semana em função do momento desfavorável.

PUBLICIDADE

Dados divulgados pela Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) apontam que o mercado brasileiro de veículos novos começou 2016 com o pior de janeiro desde 2007. Foram 155.300 unidades vendidas no mês passado, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. O volume representa retração de 38,81% ante janeiro de 2015 e baixa de 31,82% na comparação com dezembro. Considerando apenas os caminhões, foram 4.348 unidades comercializadas, o menor nível da série histórica da federação, que teve início em 2002.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile