Ícone do site Tribuna de Minas

Ponto eletrônico é adiado pela terceira vez

PUBLICIDADE

O Ministério do Trabalho adiou para o dia 3 de outubro a obrigatoriedade de as empresas adaptarem os equipamentos de ponto eletrônico para a emissão de comprovante dos horários de entrada e saída do trabalho e fazerem a total adequação do sistema à Portaria nº 1.510/09.

PUBLICIDADE

Segundo nota, divulgada ontem, o motivo foi o recebimento de recursos por confederações patronais, no âmbito do Governo federal. Elas pediam a reconsideração da data de início da medida. Essa é a terceira vez que há uma prorrogação do prazo para a obrigatoriedade do sistema.

De acordo com a norma, a adequação do ponto eletrônico deverá ser obrigatória para empresas que já adotam esse sistema e tenham mais de dez empregados. Os órgãos públicos não são obrigados a seguir a regra. Pela regulamentação, além da impressão do comprovante de marcação do ponto emitida ao empregado, o sistema deve ser inviolável.

A nota do ministério informa que em consideração ao firme compromisso do Governo federal em assegurar a efetiva conclusão do diálogo iniciado com diferentes setores da sociedade brasileira a fim de aperfeiçoar o Sistema Registrado Eletrônico de Ponto (Srep); resolveu alterar o prazo para o início da utilização obrigatória do equipamento.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile