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Comerciantes esperam alta de 2,5% nas vendas para o Dia dos Pais

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Roupas estão entre os itens mais procurados (Foto: Olavo Prazeres)
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A pouco mais de uma semana para o Dia dos Pais, o comércio está esperançoso de que a primeira data comemorativa do segundo semestre possa resultar em alta de 2,5% nas vendas na comparação com igual período de 2017. Apesar da retração no movimento verificada na primeira metade do ano, a expectativa do varejo é que a data gere resultado superior ao dos últimos quatro anos. Para facilitar a vida de quem pretende presentear, o comércio de rua funcionará em horário estendido no sábado que antecede o Dia dos Pais (11), até as 18h.

Pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG) aponta que mais da metade dos empresários do setor (54,7%) acredita no crescimento das vendas para a data, o que representa aumento de 4,5% ante igual período de 2017. Entre as ações para alavancar as vendas nessa temporada, os lojistas apostam nas liquidações de artigos de inverno (44,8%) como principal estratégia para gerar um ambiente de oportunidades de compras a preços acessíveis, seguido da propaganda (30,9%), que usa o apelo emocional como forma de estimular as vendas e a diversificação do mix de produtos (6,7%).

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Segundo o economista da Fecomércio, Guilherme Almeida, o aumento da expectativa de vendas por parte do comércio é reflexo da melhora econômica. “O Dia dos Pais de 2017 foi relativamente positivo para o comércio, pois consideramos como o primeiro ano de recuperação econômica. Ainda estamos aquém da recuperação total, mas o cenário tem evoluído em 2018 e já indica números melhores do que os verificados em anos anteriores.”

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Entre os consumidores mineiros, 34,3% afirmam que vão presentear na data, percentual inferior aos 37% apurados em 2017. Entre esse grupo de consumidores, 88,8% pretendem gastar até R$ 200, sendo que a maioria (63,3%) espera economizar em relação ao ano passado. Para o economista, a melhora do ambiente para o consumidor, em termos de preço e inflação controlada, favorece as compras. “As promoções foram citadas por 70,6% dos entrevistados como fator preponderante para estimular as compras no período. Ações como pague dois e leve três são muito comuns e extremamente eficazes para a data”, destaca.

Mantendo a tradição, na lista dos produtos mais procurados estão: roupas (50%), calçados (14,7%) e itens de perfumaria (14,7%). Em relação às formas de pagamento, 71,3% dos consumidores pretendem comprar à vista, no dinheiro ou no cartão de débito. Para o presidente do Sindicomércio-JF, Emerson Beloti, o Dia dos Pais é uma ótima oportunidade para impulsionar as vendas no setor varejista.

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Orientações ao consumidor

Para a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF), antes de levar o presente para casa, é preciso pesquisar preços, já que o mesmo produto, de mesma marca, pode ser encontrado com valores diferentes em lojas da cidade. Ter tempo para buscar as melhores condições é considerado fundamental. Além disso, o órgão esclarece que o fornecedor pode cobrar valores diferenciados para compras pagas com dinheiro, cheque ou cartão de crédito, mas não pode estipular valor mínimo quando a mercadoria for adquirida por meio de cartão de crédito ou débito.

Antes de comprar eletroeletrônicos, a recomendação é testar o aparelho. O procedimento deve ser adotado, inclusive, quando a mercadoria for entregue em casa. O cliente só deve assinar o documento de “entregue” após a constatação do correto funcionamento. De olho na intensa procura por celulares, a orientação é que a compra deve ser realizada em lojas autorizadas, capazes de assegurar a origem e a habilitação do produto. A embalagem deve estar lacrada, e a mercadoria acompanhada de manual de instruções, lista de lojas para eventual assistência técnica e termo de garantia. Segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), bens duráveis têm garantia de 90 dias, a partir da data da compra.

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Em relação aos produtos em promoção, o consumidor deve ficar atento, pois podem apresentar pequenos defeitos. A troca de mercadoria comprada diretamente nas lojas, por motivo de gosto, cor, modelo ou tamanho, não é obrigatória, mas pode ser realizada em caso de defeito ou se o fornecedor oferecer essa possibilidade no ato da compra, que deverá ser registrada de alguma forma, seja na nota fiscal ou na etiqueta do produto. Nas compras realizadas por meio eletrônico (internet), há a possibilidade de desistência ou arrependimento no prazo máximo de sete dias a partir do recebimento do produto ou da contratação do serviço.

Nas compras virtuais deve-se ficar atento à segurança, pesquisando a idoneidade da empresa em sites de busca ou por meio dos registros de reclamações em órgãos de defesa do consumidor. Em alimentos ou cosméticos, nacionais ou importados, as informações em língua portuguesa são obrigatórias, além de instruções sobre o uso correto do produto, características, registro no órgão competente, prazo de validade, composição, volume, quantidade e dados sobre o fabricante ou importador. Caso o consumidor tenha alguma dúvida ou queira fazer reclamação sobre serviços ou produtos, a orientação é procurar o Procon, localizado na Avenida Presidente Itamar Franco, 992, Centro. A agência funciona de segunda a sexta-feira, e o horário de atendimento ao público é das 8h30 às 17h30.

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