Considerada a segunda melhor data de vendas para o comércio (perdendo apenas para o Natal), o Dia das Mães é comemorado no domingo, dia 12 de maio. Em Juiz de Fora, a expectativa é de que as vendas cresçam entre 3% e 5% este ano ante 2018. Há, ainda, a expectativa de que a data motive a contratação de 200 trabalhadores temporários na cidade. Com o objetivo de ampliar o horário de compras, no sábado(12), as lojas do comércio de rua estão autorizadas a funcionar até as 18h.
O presidente do Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomércio/JF), Emerson Beloti, destaca o forte apelo emocional do Dia das Mães, em que as pessoas estão dispostas a investir para presentear as bisas, vovós e mamães. Em Juiz de Fora, as expectativas são positivas. Conforme Beloti, “devido ao movimento no mercado”, esse ano, o comércio deve realizar cerca de 200 contratações temporárias.
Além do apelo comercial, que gera oportunidades de negócios nos segmentos voltados aos público feminino, como vestuário, calçados, decoração, artigos do lar e perfumaria, o Dia das Mães também movimenta o segmento de turismo de lazer e serviços, incluindo restaurantes, institutos de beleza, organizações culturais e agências de viagens.
Pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) apontou que os itens preferidos pelos consumidores para presentear, este ano, são: perfumaria e cosméticos (11,1%) e vestuário, calçados e acessórios (10,1%). A pesquisa aponta, ainda, que sete produtos estão mais baratos do que há um ano, com destaque para artigos de maquiagem (-6,3%), tênis (-2,7%) e bolsas (-2,2%). Em contrapartida, três produtos apresentam variação de preços acima da inflação: livros (8,8%), cinema (8,7%) e eletrodomésticos (8,3%).