Ícone do site Tribuna de Minas

Funcionários da Cemig paralisam atividades por 24 horas

PUBLICIDADE

Oitenta dos 200 funcionários diretos da Cemig em Juiz de Fora paralisam suas atividades nesta terça-feira (1) por 24 horas. Segundo informações do Sindicato dos Eletricitários local, a categoria aguarda a rodada de negociação com a empresa, que acontece hoje em Belo Horizonte. Dependendo da proposta apresentada, os trabalhadores podem deflagrar greve a partir desta quarta-feira (2), após uma assembleia marcada para as 7h30, em frente à sede da Cemig na cidade, na Rua Espírito Santo, Centro.

Conforme o presidente do sindicato, vereador José Emanuel Esteves (PSC), o atendimento à população não está comprometido, pois o efetivo dispensado a este fim engloba cerca de 90% dos terceirizados, que não fazem parte da entidade. “Contando com eles, Cemig possui atualmente 400 funcionários em Juiz de Fora. Teremos equipes para garantir a prestação de serviços emergenciais”. Como trata-se de um serviço essencial, o sindicato garantiu que o percentual mínimo de 30% de profissionais nos postos de trabalho será mantido. A decisão da paralisação foi tomada durante assembleia dos profissionais realizada na manhã da última sexta-feira (27).

PUBLICIDADE

Entre as reivindicações dos trabalhadores, eles pleiteiam aumento real de 4,85% em 2015 de acordo com a produtividade do trabalhador, abertura de concurso público para a contratação de 1.500 profissionais, “primarização” para substituir a mão de obra terceirizada, plano de carreira, dentre outros. Eles também são contra o corte dos benefícios ofertados pela empresa aos funcionários ativos e aposentados.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile