Ícone do site Tribuna de Minas

Mil novas vagas na Área Azul

rua jose calil ahouagi ja recebeu sinalizacao e parquimetro para o rotativo pago fernando priamo31 08 15

rua-jose-calil-ahouagi-ja-recebeu-sinalizacao-e-parquimetro-para-o-rotativo-pago-fernando-priamo31-08-15

Rua José Calil Ahouagi já recebeu sinalização e parquímetro para o rotativo pago (Fernando Priamo/31-08-15)
PUBLICIDADE

Rua José Calil Ahouagi já recebeu sinalização e parquímetro para o rotativo pago (Fernando Priamo/31-08-15)

PUBLICIDADE

A expansão da Área Azul entra em operação hoje, ampliando a oferta em mais 1.002 espaços. Deste total, 250 vagas são destinadas para as motocicletas, na região central, com a cobrança de R$ 1 para 90 minutos de estacionamento, com possibilidade de prorrogação por igual período. Outras 752 vagas serão distribuídas para quatro ruas do Centro (Deputado Oliveira e Souza, Saint Clair de Carvalho, Professor Osvaldo Veloso e José Calil Ahouagi), além dos bairros Benfica, Zona Norte, e Alto dos Passos, Zona Sul. No caso deste último, o serviço estará disponível de terça-feira a domingo, entre 18h e 2h, com a cobrança de R$ 2 para 90 minutos, com direito a prorrogações. Nos demais, o mesmo valor será cobrado para até 180 minutos, sem direito a renovações. A ampliação do serviço divide opiniões.

PUBLICIDADE

No Centro, trabalhadores da região da Rua José Calil Ahouagi questionam o início do estacionamento rotativo pago. Segundo eles, não há oferta de vagas na área para quem vai ao Centro. A operadora de caixa Adriana Matos, 38 anos, disse que não vai mais ao serviço de carro. “Aqui não vem ninguém de fora estacionar, e as vagas existentes são usadas por profissionais que atuam no comércio ou no call center.”

Conforme o titular da Settra, Rodrigo Tortoriello, não chegaram ao seu conhecimento reclamações vindas daquela região, inclusive teve conversas com comerciantes da área que se mostraram satisfeitos com a implantação. “É uma adaptação necessária, porque o Centro avança para esta área. Fizemos estudos para a implantação e não temos nenhuma previsão de mudanças. Mesmo assim, vamos verificar o comportamento dos usuários nos próximos 120 dias.”

PUBLICIDADE

Em Benfica, o comerciante Gilberto Morais Ferreira, 51, disse que terá dificuldades em parar o veículo. “Não há estacionamento em Benfica. Vou ter que deixar o carro mais longe do meu comércio (onde não há Área Azul) sem ter garantias de segurança.” Por outro lado, a auxiliar de escritório Maria Margareth Teixeira, 36, aprovou a novidade. “As pessoas deixam os carros parados na rua o dia todo. Agora terei como ir ao banco ou ao comércio sem dificuldades.”

Tortoriello explicou que o rotativo pago naquela região é um pedido da comunidade, entregue ainda para a administração anterior. “Benfica hoje tem vida própria, com comércio ativo. As reclamações também ocorreram quando implantamos no Centro. É uma evolução, e a Área Azul vem para democratizar o uso da via.”

PUBLICIDADE

 

Inibir flanelinhas

A partir de hoje, a Área Azul noturna estará disponível no Alto dos Passos. Uma das expectativas de moradores e comerciantes é inibir a ação dos flanelinhas. Para isso, uma força-tarefa, formada pelas polícias Civil e Militar, Guarda Municipal e secretarias da Prefeitura, estará no bairro hoje e nos próximos dias. Conforme o capitão Ricardo França, comandante da 32ª Companhia da Polícia Militar, a corporação se fará presente dando apoio à Prefeitura. O diretor executivo da Abrasel, Marcos Henrique Miranda, disse que o rotativo pago criará um ambiente favorável à presença dos consumidores. Segundo ele, a associação atua de forma alinhada aos órgãos públicos com objetivo de inibir a ação dos guardadores de carro naquela região.

PUBLICIDADE

Sair da versão mobile