Uma história de sucesso é construída, principalmente, por desafios vencidos. Por momentos em que, confrontado a desistir, a escolha é continuar. E, nesse caso, para vencer os obstáculos é preciso amar o que faz. É o que afirma Eduardo dos Santos, fundador da Rodoviário Camilo dos Santos, que comemora, nesta quinta-feira (1º), 40 anos da empresa, referência no ramo de transporte de carga e logística de distribuição na Região Sudeste do país.
Atualmente a Camilo dos Santos possui uma frota com 550 veículos, cerca de 1.200 funcionários e escritórios em 23 cidades. Mas, há 40 anos, as entregas em Juiz de Fora eram feitas de bicicleta e de Fusca. Trabalhar no ramo de transportes sempre foi o sonho de Eduardo. Desde menino, aos 15 anos, ele já dirigia o caminhão do pai em Ubá, onde a família tinha a Transportadora Camilo dos Santos, que permanece até os dias de hoje sob comando dos irmãos. “O meu sonho era ser motorista de caminhão”, conta. Mais tarde, ele se mudou para Juiz de Fora para estudar. Cursava economia na UFJF e administração na Faculdade Machado Sobrinho. “Mas eu continuava pensando em caminhão, em transporte, sabia que era o meu negócio.”
Fazia as entregas por conta própria de carro e de bicicleta, até que decidiu ampliar o empreendimento e comprou um caminhão de seu pai. “Foi no dia 1º de fevereiro de 1984 que nasceu a Rodoviário Camilo dos Santos.” O nome, em homenagem ao pai e ao avô, reforça a tradição familiar na empresa. Agora, Eduardo prepara os filhos para assumirem os negócios. Ambos, formados em engenharia, decidiram por conta própria trabalhar na empresa do pai. “Não foi algo que eu direcionei. O ramo de transporte, como qualquer segmento, tem seus desafios. Aparecem problemas, e se você não gosta do que faz, é muito mais fácil desanimar. Por isso, essa tem que ser uma decisão deles, não minha.”
Valores Camilo dos Santos
Da trajetória, Eduardo se orgulha principalmente dos valores que construiu na própria empresa. “Quando eu comecei, nunca imaginei que ia chegar a esse tamanho. E a principal coisa não é o fato de ser grande, mas ser uma empresa séria, com seus valores éticos, morais, reconhecida pelo seu trabalho de qualidade na região. Gosto de ver que é um lugar em que as pessoas gostam de trabalhar, querem trabalhar aqui, pois nós valorizamos os nossos funcionários e os nossos clientes.”
Para 2024 o objetivo é expandir as unidades da Camilo dos Santos para municípios do interior de São Paulo. Atualmente, a transportadora, já bem consolidada no interior de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, pretende focar seus esforços no interior de São Paulo, área em intenso crescimento econômico. Por fim, Eduardo ressalta que, apesar da influência nacional que a Camilo dos Santos possui, suas raízes permanecem em Juiz de Fora, cidade na qual foi criada e à qual deve parte de seu sucesso. “Sou muito grato à população de Juiz de Fora. Foi a cidade que nos incentivou a desenvolver a empresa e expandir para outras regiões. Aqui é nossa base.”