Há um mês aconteceu a Black Friday, a temporada de descontos que tem se popularizado cada vez mais no Brasil. Mesmo depois de tanto tempo, muita gente ainda não recebeu os produtos adquiridos pela internet, seja por atraso ou por cancelamento da compra. Então, como proceder? Conforme a Associação de Consumidores – Proteste, se empresa não entregou o produto no prazo, a loja on-line deve cumprir a data limite prometida para a entrega. Porém, se demorar para enviar o produto, mas estiver dentro do prazo, não há ilegalidade. Mas se a empresa ultrapassou o período prometido, você deve entrar em contato com ela, cobrando a entrega ou pedindo seu dinheiro de volta.
Agora, nos casos em que a loja cancelou o pedido sem justificativa é preciso atenção: se você recebeu um e-mail ou ligação informando que o pedido foi cancelado, entre em contato com a empresa, seja por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) ou da ouvidoria. A partir do momento que o pedido foi aprovado (no caso de lojas on-line) e você efetuou o pagamento por ele, a loja é obrigada a entregá-lo e não pode cancelar a compra.
Se depois de efetuar a reclamação a empresa não apresentar uma solução, o caminho é procurar os órgãos de defesa do consumidor (Proteste ou Procon) ou, em casos extremos, o Judiciário. Por isso, é importante guardar todos os documentos que envolvam a compra, como e-mails, notas fiscais e números de protocolo de atendimento.