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Produtos para homens e para mulheres: função semelhante, preço nem tanto

Defesa-do-Consumidor
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Uma pesquisa feita pela Associação de Consumidores – Proteste mostrou que artigos de higiene pessoal para homens e para mulheres só são semelhantes em sua função, mas não no preço. Isto significa que os valores de aquisição podem apresentar uma grande variação, de até 357%. Para realizar o levantamento, foram verificados os produtos mais caros e mais baratos dentro das seguintes categorias: tinta de cabelo, lâmina, xampu, desodorante e sabonete. Além de produtos direcionados às mulheres e aos homens, a pesquisa considerou também artigos sem gênero definido. Todos os produtos escolhidos foram analisados com as variantes da mesma marca, ou seja: o xampu masculino foi comparado com o xampu feminino ou sem gênero definido produzido pela mesma empresa, sendo sempre esperada uma diferença perto de zero para cada produto. O levantamento foi realizado em 32 lojas físicas no Rio de Janeiro, entre os dias 18 e 22 de fevereiro deste ano.

Lâminas
Ao comparar os modelos de lâmina com refil, a Gillette Body e o Venus Breese, artigos da mesma marca para uso no corpo, e não no rosto, a Proteste identificou uma variação de 13% no item direcionado às mulheres. Comparando os preços médios, foi registrada uma diferença entre os produtos de R$ 3,56, mostrando que o modelo feminino é mais caro. Já ao comparar os modelos descartáveis Prestobarba 3 Body Sense (masculino) e Venus Oceana (feminino), a diferença aumenta para 68% no modelo feminino, em média R$ 9,93 mais caro. Por último, ao comparar os preços das versões azul e rosa do modelo Prestobarba 3, a associação detectou uma diferença de 7% na versão feminina simplesmente por ser rosa, com o produto ficando, em média, R$ 0,99 mais caro.

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Xampus
Nas versões masculinas e sem gênero definido do Clear&Clean e do Head&Shoulders, a Proteste não identificou diferenças significativas de preço, mas no modelo Dove Men e Dove, foi constatada uma diferença de 19%, com o produto com foco no público masculino sendo vendido, em média, por R$ 2,04 mais caro. Vale lembrar que, diferente das lâminas, este setor possui maior quantidade de produtos sem gênero, porém, o marketing deles, na maioria das vezes, é voltado para mulheres. A diferença entre a média do preço mínimo (R$ 13,17) e máximo (R$ 14,87) médio entre xampus masculinos é bastante baixo, o que não acontece entre os sem gênero, cuja média do preço mínimo é de R$ 6,42 e do máximo é de R$ 38,78.

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Tintura de cabelo
Em relação às tintas de cabelo, a grande variedade de produtos voltados, a princípio, para as mulheres faz com que eles saiam a preços mais em conta, mas variando até 188% dentro da cidade em que o levantamento foi feito. As tintas dedicadas ao público masculino apresentam diferença de até 113%, ou R$ 24,25, entre a mais barata e a mais cara. A tintura de cabelo mais barata encontrada no levantamento foi a Biocolor Homem, por R$ 16,90. O produto feminino mais barato encontrado na cidade foi o Maxton, por R$ 7,75.

Desodorantes e sabonetes
Ao pesquisar os valores de desodorantes aerossóis e de sabonetes em barra, a Proteste não identificou diferença de preço em relação ao gênero. Contudo, a pesquisa identificou que os produtos dedicados ao público feminino podem ter mais variações de preços. O mercado de desodorante possui um preço mínimo mais estável entre os produtos tanto sem gênero quanto masculino. A diferença é quase inexistente entre os valores mínimos médios (R$ 7,71 para o masculino e R$ 7,78 para o feminino) e maior entre os preços máximos médios (R$ 14,76 e R$ 20,13 para os desodorantes masculinos e femininos, respectivamente), com alguns produtos sem gênero custando mais caro.

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Quanto aos sabonetes, embora sejam baratos, apresentaram muita diferença entre os preços. Os valores máximos médios e mínimos que a pesquisa analisou variaram até 357%, ou R$ 4,43, nos sem gênero. Já os sabonetes para homens tiveram uma diferença de até 124%, ou R$ 1,88, entre os modelos existentes. Se comparados os preços máximos dos produtos masculinos e sem gênero, constatou-se uma diferença de 57%.

Conclusão da Proteste
Em caso de orçamento mais apertado, a Proteste orienta o consumidor a escolher sempre o produto mais barato e, se possível, realizar uma pesquisa de preços, indo em mais de uma loja. Embora exista algumas diferenças nos valores de artigos devido ao gênero, a associação esperava observar variações mais discrepantes. A Proteste reitera, ainda, que produtos específicos para homens ou para mulheres, no final das contas, são mais uma questão de marketing do que de conteúdo e funcionalidade. Lâminas masculinas, bem mais baratas do que as femininas, podem ser utilizadas por mulheres, assim como tintas femininas, mais em conta do que as masculinas, cumprem seu papel quando usadas por homens. Produtos sem gênero geralmente são os mais baratos entre todos, e devem ser levados em consideração se consumidor quiser valorizar seu dinheiro.

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‘Feirão Limpa Nome’

O Serviço de Defesa do Consumidor (Sedecon) da Câmara Municipal de Juiz de Fora realiza, a partir desta segunda-feira (22), a terceira edição do “Feirão Limpa Nome”, destinado a pessoas que estejam negativadas e desejam negociar suas dívidas. A ação acontece até a próxima sexta-feira (26), das 9h às 17h, e tem como objetivo resgatar o crédito dos consumidores, de forma a estimular a circulação no comércio e de mercadorias.

Sete empresas participam do evento, bem como o Banco Itaú, Cartão Bahamas Card, Banco do Brasil, Banco Bradesco, Santander, Crefisa e Agiplan, que oferecerão condições especiais para quem negociar as dívidas. Logo, quem possui alguma dívida com uma dessas empresas e deseja negociar, deve procurar o balcão central, que fica no primeiro andar do prédio da Câmara. As senhas serão distribuídas de acordo com a ordem de chegada.

Os guichês de atendimento do Sedecon estarão reservados para as empresas e instituições participantes. Os interessados devem levar os seguintes documentos: identidade, CPF, comprovante de negativação (consulta ao SPC), comprovante da dívida (fatura, contrato ou extrato bancário). Os prazos e descontos variam de acordo com a empresa, o tempo que o cliente está negativado e o valor da dívida.

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