A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP) notificou a LG Eletronics do Brasil Ltda. A empresa que atua no setor de eletrônicos deve explicar sobre as recentes notícias sobre o encerramento das atividades desenvolvidas pela Divisão de Smartphones.
Em nota enviada à imprensa no dia 4 de abril, a LG Electronics do Brasil informou que, “depois de avaliar todas as possibilidades para o futuro do nosso negócio de celulares, o Headquarter Global decidiu por fechar esta divisão a fim de fortalecer sua competitividade futura por meio de seleção e foco estratégico”.
A notificação pede que a LG Eletronics informe a relação completa de todos os modelos de smartphones disponibilizados no mercado de consumo nos últimos três anos, com os correspondentes manuais de usuário, bem como relação de assistências técnicas autorizadas. Comprovar o período estimado de vida útil dos aparelhos acima mencionados, que estejam em condições normais de uso, no que diz respeito a durabilidade e desempenho de eficiência.
Além disso, a empresa deve explicar o plano de atendimento, com indicação de tempo de vigência, aos consumidores adquirentes dos smartphones já comercializados pela empresa. Descrevendo assim, os procedimentos aplicáveis quando estiverem dentro dos prazos de garantias legais e contratuais. Além de prestar a comprovação de funcionamento de canais de atendimento aos consumidores, para recebimento e tratamento de demandas após o encerramento de suas atividades;
De acordo com a notificação, a LG ainda deve prestar esclarecimentos sobre eventual redução da rede de assistência técnica autorizada, após encerramento das atividades desenvolvidas pela Divisão de Smartphones. E, por fim, detalhar o período de tempo em que a empresa manterá a oferta no mercado de componentes, peças de reposição e acessórios compatíveis aos aparelhos disponibilizados nos últimos três anos.