Ícone do site Tribuna de Minas

Saiba como solicitar reembolso de tarifas bancárias

banco maos celular freepik
PUBLICIDADE

Nas últimas semanas, um assunto financeiro tomou conta do feed de muitos usuários do Twitter: a possibilidade de pedir reembolso de tarifas bancárias. O tema foi puxado por Nath Finanças, criadora de conteúdos voltados para educação financeira, que criou uma thread (fio) na rede social explicando o passo a passo sobre como solicitar a restituição de tarifas de conta corrente. A publicação viralizou e centenas de usuários relataram ter conseguido o reembolso. A influenciadora chama a atenção para o direito de gratuidade em serviços essenciais oferecidos pelos bancos, desconhecido por muitas pessoas.

Tal garantia está prevista na Resolução 3.919 do Banco Central do Brasil (Bacen). A norma estabelece que todas as pessoas físicas que possuem conta corrente em instituições financeiras no Brasil têm direito a um pacote de serviços essenciais gratuitos, sem tarifas bancárias, caso essas instituições prestem esses serviços no mercado.

PUBLICIDADE

De acordo com o Bacen, os serviços gratuitos de conta corrente englobam cartão de débito; quatro saques por mês; duas transferências entre contas da mesma instituição; dois extratos por mês em terminais de autoatendimento; extrato consolidado anual de tarifas, juros, encargos e multas; consultas via internet sem limite; dez folhas de cheque por mês, caso o correntista atenda aos requisitos de elegibilidade; e serviços eletrônicos em contas digitais.

PUBLICIDADE

Qualquer funcionalidade além dessas pode estar sujeita à cobrança de tarifas bancárias, desde que prevista no contrato firmado entre o banco e o cliente, ou ter sido autorizada ou solicitada pelo usuário. Além disso, conforme o Bacen, o cliente pode rescindir o contrato do pacote de serviços a qualquer momento, fazendo, assim, uso somente dos serviços essenciais gratuitos. Em muitos casos, apesar de ter contratado um pacote, o cliente não faz uso de todas as utilidades, podendo, assim, cancelá-lo e migrar para o gratuito sem pagar nada.

Quando houver cobrança indevida de pacote de tarifas ou outras situações em que o cliente se sentir lesado, ele pode entrar em contato diretamente com a instituição financeira para solicitar o reembolso por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) ou Ouvidoria, segundo o Bacen. O relacionamento entre bancos e clientes é regido pelo Código de Defesa do Consumidor, desta forma, se o problema não for resolvido, é possível buscar ajuda com a Justiça e com os órgãos de defesa do consumidor. A orientação é que os usuários acionem o Procon, façam uma notificação no portal consumidor.gov.br, ou mesmo registrem uma reclamação junto ao Bacen.

PUBLICIDADE

Como destacado pela entidade, não se deve confundir o Pix com as regras de serviços essenciais. Em geral, a ferramenta já é gratuita para pessoas físicas e conta com regras próprias.

Sair da versão mobile