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Serviços de beleza seguem liderando a lista de queixas na Anvisa

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(Foto: pixabay)

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Os serviços de beleza seguem liderando o Relatório de Denúncias em Serviços de Interesse para a Saúde (SIPS), elaborado anualmente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O documento reuniu dados enviados ao órgão em 2018 e, na comparação com 2017, o número de denúncias cresceu 29%, totalizando 355, bem acima da média observada em anos anteriores. O propósito do relatório é fazer um balanço das áreas que apresentaram serviços inadequados, listar os principais problemas, mostrar a evolução das denúncias por categoria e as estratégias de enfrentamento, além de disponibilizar outras informações.

Em 2018, segundo a Anvisa, as demandas recebidas foram classificadas e agrupadas em dez categorias. Estética e embelezamento seguiu como a categoria de maior número de relatos, representando 66,2% das denúncias. Entretanto, o segundo serviço mais reclamado foi o relacionado à creche e à hotelaria, que concentraram 6,2% das denúncias cada. Tatuagem, que no ano passado havia ficado com a segunda colocação, caiu para a terceira, com 5,6%. Instituições de longa permanência para idosos (ILPIs) somaram 5,4% das denúncias; outros – identificados, por exemplo, como serviços de academia e clínicas de massagem e embelezamento – 4,8%; comunidades terapêuticas, 3,4%; acupuntura e atividades de práticas integrativas e complementares em saúde humana, 0,8% ambas; e orfanatos e albergues assistenciais, 0,6%.

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As queixas mais comuns identificadas nos relatos recebidos em 2018, conforme o órgão, estão associadas à falta de higiene e foram citadas em 31,3% das denúncias. Problemas referentes a irregularidades nos produtos foram identificados em 25,1% dos relatos, seguidos de boas práticas (processos de trabalho em geral), que aparecem em 23,1% das denúncias, processamento de utensílios, equipamentos e roupas (22,3%) e falta de alvará sanitário (20,6% das denúncias).

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O que diz a Anvisa?

A Anvisa acredita que a quantidade de estabelecimentos que oferecer serviços de estética e embelezamento disponíveis no país, aliada à diversidade de técnicas e tipos de procedimentos, pode justificar o número elevado de relatos de irregularidades relacionados a esse tipo de serviço. Quanto aos outros serviços de interesse para a saúde, não é possível traçar um perfil por tipo de categoria ao longo dos anos. Isso porque a regularidade e a quantidade das denúncias variaram entre 2015 e 2017.

O acompanhamento desses dados, para a instituição, é fundamental, uma vez que permite identificar os pontos críticos das atividades relacionadas aos serviços de interesse à saúde e às situações de risco. Além disso, a avaliação dos dados subsidia ações sanitárias de regulação e fiscalização.

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