O pianista Arthur Moreira Lima morreu aos 84 anos, em Florianópolis, onde morava desde 1993, na noite de quarta-feira (30). A notícia foi confirmada pela família do músico através do Instituto Piano Brasileiro. O velório será nesta quinta-feira (31), no Jardim da Paz, na capital catarinense.
Arthur estava internado há um ano e tratava um câncer de intestino. “Nossos agradecimentos a esse gigante incomparável, por tudo que fez pela cultura brasileira e pianística. Que seu nome seja sempre reconhecido entre os heróis brasileiros”, diz a publicação do Instituto nas redes sociais.
Nascido no Rio de Janeiro em 1940, ele integra a lista dos maiores pianistas brasileiros. Sua carreira é repleta de prêmios e de concertos nas principais casas de espetáculos do mundo. A revista La Suisse o chamou de o “Pelé do Piano”.
Com mais de 60 discos gravados, Arthur Moreira Lima tocou com as orquestras filarmônicas de Leningrado, Moscou e Varsóvia e com as sinfônicas de Berlim, Viena e Praga, a BBC de Londres e a National da França. Ele se destacou também como um intérprete da música popular brasileira, gravando clássicos do repertório do choro e do samba.