Ícone do site Tribuna de Minas

Teatro Paschoal Carlos Magno recebe a expedição ‘200 Anos – Os Caminhos da Independência do Brasil’

MuseudoIpiranga
PUBLICIDADE

O Teatro Paschoal Carlos Magno recebe, nesta sexta-feira (1º de setembro), a partir de 10h, a expedição “200 Anos – Os Caminhos da Independência do Brasil”. O evento é realizado em celebração aos 200 anos da Independência, que ocorreu no ano passado, e é coordenado pela Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil. A expedição luso-brasileira está recriando a rota histórica do príncipe regente Dom Pedro I que, às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo, proclamou a Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822.

Serão visitadas, no total, 24 cidades, abrangendo os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. A equipe de nove pessoas, representando Brasil e Portugal, realizará uma performance teatral no Teatro Paschoal Carlos Magno. Essa apresentação será voltada para crianças do ensino fundamental, explicando o contexto da expedição. Na oportunidade, serão distribuídos livros didáticos para os estudantes presentes e também para a Biblioteca Municipal Murilo Mendes .

PUBLICIDADE

A comitiva “200 Anos – Os Caminhos da Independência do Brasil” ainda visitará outras cidades mineiras como Ouro Preto, São João Del-Rei, Tiradentes e Barbacena e a Fazenda São Mateus em Juiz de Fora, antes de seguir para o Rio. O final da expedição ocorrerá no dia 7 de setembro, no Museu do Ipiranga, na capital paulista. Durante todo o percurso serão realizados registros audiovisuais para compor um acervo histórico.

PUBLICIDADE

Segundo o coordenador do projeto, Vittorio Lanari, “o plano foi concebido entre 2013 e 2014, com a ideia de resgatar nomes de cidadãos portugueses que foram importantes para a concepção do Estado brasileiro. O primeiro homenageado foi Pedro Teixeira, responsável por ampliar as divisas da Amazônia brasileira para além do Tratado de Tordesilhas. Em seguida, o capitão-mor português Martim Soares Moreno, que ajudou a expulsar os franceses e holandeses do Nordeste do país e foi fundador do estado do Ceará. O terceiro é Dom Pedro I, responsável pela Independência do Brasil, que nós estamos comemorando com um ano de atraso”, afirmou.

O final da expedição ocorrerá no dia 7 de setembro, no Museu do Ipiranga, na capital paulista (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile