Ícone do site Tribuna de Minas

Villa do Museu Mariano Procópio reabre as portas após 16 anos

reinauguracao museu felipe couri
PUBLICIDADE

Como parte das comemorações do aniversário de 173 anos de Juiz de Fora, o Museu Mariano Procópio reabriu as portas da Villa Alfredo Ferreira Laje, conhecida como Castelinho. Essa é a primeira vez em 16 anos que o museu funciona integralmente, e, assim como as outras atrações do espaço, a visitação do local será gratuita e aberta ao público. Na noite desta quarta-feira, 31 de maio, dia em que é comemorado o aniversário de Juiz de Fora, uma cerimônia de reinauguração foi realizada no museu, com a presença da prefeita Margarida Salomão (PT), de secretários municipais, vereadores e da organização do museu.

Prefeita Margarida Salomão visitou as dependências da Villa Ferreira Lage na reinauguração, na noite desta quarta-feira (Foto: Felipe Couri)

Entre os cômodos disponíveis para a visitação está a sala de jantar da Villa Ferreira Lage, local em que o imperador Dom Pedro II reunia sua família e passava tempo quando se hospedava em Juiz de Fora. Também é o ambiente que a família Ferreira Lage, que tinha grande prestígio na cidade, se reunia para compartilhar refeições.

PUBLICIDADE

Uma das novidades do espaço é o porão, que não era aberto para o público. Esse espaço é onde ficavam os trabalhadores, e com a reinauguração, propõe uma reflexão sobre quem construiu o museu e a cidade de Juiz de Fora.

PUBLICIDADE

No total, são 14 cômodos disponíveis para visitação, tendo um ambiente com estilo renascentista italiano, composto por porcelanas e cristais do século XIX. Também é possível verificar, durante a visita, a sala de leitura, a sala de chá, o escritório de Mariano Procópio e a sala de música, com um grande piano. São três andares disponíveis para visitação, e há textos que guiam a exposição.

O Museu Mariano Procópio possui o segundo maior acervo do Brasil do Império, tendo cerca de 53 mil itens em seu acervo. As áreas que compunham esse espaço estavam fechadas, até que a Prefeitura investiu mais de R$ 800 mil para reabrir o espaço. No ano de 2022, o museu começou a funcionar parcialmente, com algumas galerias, e a partir da abertura da Villa, o público volta a ter o acesso ao complexo.

PUBLICIDADE

Todos os juiz-foranos podem conhecer os cômodos da casa de Mariano Procópio, o acervo imperial e as novidades da reabertura a partir deste sábado (1º), das 9h às 16h. As entradas para o local são feitas através da Rua Dom Pedro II 350 e pela Rua Mariano Procópio 1.100. É possível visitar o espaço de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos sábados e domingos, das 10h30 às 16h.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile