Ícone do site Tribuna de Minas

Último espetáculo do ano do Diversão em Cena no Teatro Solar

PUBLICIDADE

A história do cangaço adaptada para o mundo dos insetos é a atração deste domingo, no Teatro Solar, do “Diversão em cena”, promovido pela ArcelorMittal, na última apresentação do projeto em 2014. Com texto e música de Leo Mendoza e direção de Yuri Simon, “Lampiãozinho e Maria Bonitinha” é inspirada em fatos, costumes e curiosidades da cultura nordestina e tem no elenco Kênya Costa, Raíssa Alves, Maria Tereza, Enedson Gomes, Jairice Baptista, Wagner Braga e Joubert Oliveira.

Na trama, que tem início no fictício lugarejo de Vila Bela do Melado e segue por todo o sertão, o bando do misto de assaltante e justiceiro Pirilampo Lampião faz um jogo de gato e rato com a polícia volante do tenente Muriçoca Bezerra. Os confrontos acontecem na base das bombas de inseticida (espingardas), mata-moscas (peixeiras) e bodoques de gravetos (pistolas). As balas? Sementes de seriguela, umbu e melancia. Uma série de personagens históricos é citada no espetáculo infantil: além da história de amor de Lampião e Maria Bonita, Luiz Carlos Prestes e sua Coluna são lembrados por meio dos Marimbondos Revolucionários, e outras figuras são representadas por meio de Maria Joaninha, Corisquinho Fogoió, Sargento Rufino Moriçoca e o Padim Ciço Louva-Deus.

Plateia pede bis

A quarta edição do “Diversão em cena” é considerada um sucesso pelos parceiros da iniciativa – ArcelorMittal, Teatro Solar, Tribuna e Solar FM. Foram 34 apresentações que levaram mais de oito mil pessoas, entre adultos e crianças, até o teatro em 2014. Dos espetáculos apresentados, os de maior sucesso de público foram “Pedro e o lobo”, “A Banda Trupicada”, “Saltimbancos” e “O Menino Maluquinho”. A assessoria do projeto informou ainda que “Pedro e o lobo” e “Saltimbancos” receberam pedidos para que voltassem a ser apresentados na cidade, segundo pesquisa de satisfação realizada bimestralmente para saber a opinião do público. O quinto ano da iniciativa deve ter início em março de 2015, com 35 espetáculos programados.

PUBLICIDADE

Para o gerente de Recursos Humanos, Qualidade e Meio Ambiente da ArcelorMittal Juiz de Fora, Ricardo Schmidt Araújo, a edição de 2014 comprova a consolidação do projeto. “O ‘Diversão em cena’ encerra sua quarta temporada em Juiz de Fora em um estágio maduro. Nós conquistamos um público cativo: famílias que frequentam o Teatro Solar todos os domingos e acompanham a programação. Isso nos estimula a seguir com o projeto, buscando sempre melhorar a cada edição. Para 2015, traremos uma agenda com novidades e, também, com os clássicos, que fazem sucesso na nossa cidade. A ArcelorMittal tem como objetivo estratégico ser percebida como uma empresa comprometida com a sustentabilidade e o desenvolvimento social. A Cultura é primordial neste desafiante objetivo, e o ‘Diversão em cena vem somar fortemente à nossa trajetória.”

Para uma das diretoras da Tribuna, Suzana Neves, o sucesso da iniciativa pode ser observado pelo público que, todo domingo, comparece ao Teatro Solar para assistir às peças e espetáculos. “Tivemos uma resposta excepcional da plateia, o que me faz acreditar que o projeto está firme em um dos seus objetivos principais, que é oferecer espetáculos de qualidade, com conteúdo, para quem vive em Juiz de Fora e se preocupa em assistir a peças que sejam mais do que mero entretenimento fugaz.”

O administrador do Teatro Solar, Edgar Ribeiro, ressalta o fato de o projeto ser importante também para a atividade artística da cidade. “Para nós, artistas, é muito bom ver colegas de profissão trazendo algo de diferente e que podemos agregar ao nosso trabalho, seja em termos musicais, de dramaturgia, cenografia, adereços. Fico muito feliz por participar dessa iniciativa.”

PUBLICIDADE

LAMPIÃOZINHO E MARIA BONITINHA

Neste domingo, às 16h

PUBLICIDADE

Teatro Solar
(Avenida Presidente Itamar Franco, 2.104)

Entrada gratuita

Sair da versão mobile