Tão leve e saborosa que é difícil acreditar que seja de tão simples preparo. Com ares de prato ‘gourmet’, a quiche Caprese é uma ótima pedida para esta temporada em que as temperaturas se elevam. “Com uma saladinha, cai muito bem como opção de refeição completa e é a cara do verão”, reforça o criador da receita, André Noronha, formado em gastronomia pelo CES. Para André, outro ponto forte é sua versatilidade, já que a base do recheio combina com diferentes ingredientes. “Vai bem com alho-poró, qualquer tipo de cogumelo, salmão… é só usar a criatividade. Cabem até ingredientes mais pesados, como o bacon e outras carnes mais gordurosas, depende do gosto de cada um.”
Para André, que não atua mais na cozinha e hoje é funcionário público, um dos charmes desta quiche é o tomate sweet grape, cujo sabor adocicado combina completamente com a mistura de queijos. “Nem sou muito fã de tomate, mas este tem um sabor especial, bem adocicado, sobretudo quando levado ao forno. Mas qualquer outro tomate pode ser usado”, opina ele, que confessa ter mais prazer em cozinhar hoje do que quando as panelas eram parte de seu ofício. “Agora só cozinho por prazer, voltou a ser como sempre foi, um hobby.” Mesmo assim, André ainda administra o restaurante Sabor e Arte no Alto dos Passos, mantendo sempre um pezinho na cozinha, ainda que não esteja pilotando os fogões.
Segundo ele, um dos cuidados que se deve ter no preparo da massa é manter a manteiga gelada. “Isso dá uma consistência melhor e evita que a massa fique quebradiça.” Outra dica fica para o ponto certo de retirar a quiche do forno. “Vale o teste do palito de dente: espete no recheio, se sair limpo, está pronto”, aconselha ele, destacando que o uso de sal no preparo do recheio é opcional, já que os queijos são salgados.
Para André, a boa pedida para acompanhar o levíssimo prato é algum suco bem refrescante, e sugere uma combinação de abacaxi com água de coco. “É só bater rodelas de abacaxi congeladas com água de coco e adoçar a gosto. Não tem erro”, garante ele.