Ícone do site Tribuna de Minas

Os 5 filmes mais aterrorizantes para assistir neste Halloween

filmes halloween
PUBLICIDADE

O Halloween pode até ser uma festa norte-americana, mas os brasileiros já encontraram várias formas de comemorar por conta própria o Dia das Bruxas. Um desses jeitos é aproveitar o clima para assistir produções de terror, que partem de realidades bastante próximas para se aprofundar em grandes medos – seja a partir de freiras, crianças possuídas, seres que não são deste mundo ou mesmo procedimentos de beleza malucos. Há alguma adrenalina em vivenciar essas histórias assim, e que fazem com que seja bem difícil passar a noite de quarta-feira (31) indiferente. A Tribuna fez a seleção de cinco filmes que valem a atenção, e que trazem diversas perspectivas sobre o terror na data.

A Tribuna não se responsabiliza por eventuais noites sem dormir, rangidos nas portas, luzes piscando, pesadelos ou ataques de pânico. Prepare uma pipoca, feche bem as portas e aproveite de boas companhias (neste plano material ou em outro). Se quiser continuar a leitura, é por sua conta e risco.

PUBLICIDADE

Veja lista de filmes para Halloween:

“A primeira profecia” (2024)

A maioria das pessoas que gosta desse universo de terror já conhece o filme “A profecia”, lançado em 1976 e que se tornou um verdadeiro clássico do gênero. Nessa narrativa, uma família que acabou de perder um bebê adota um recém-nascido, sem saber que ele é o anticristo. Tantos anos depois, é essa história que “A primeira profecia” se dedica a olhar de novo, dessa vez a partir de um convento de freiras. 

PUBLICIDADE

O ponto de partida da trama é a chegada de uma noviça norte-americana em um convento em Roma, na sua cerimônia de véu, até que passa a ter visões aterrorizantes que revelam bem mais sobre o lugar que irá viver. Nesse universo, temas como violência obstétrica e domínio do corpo feminino emergem. O filme conta ainda com a presença da atriz brasileira Sônia Braga dando susto como uma das freiras, e pode ser assistido no Disney Plus.

PUBLICIDADE

“Sinais” (2002)

Mais de vinte anos depois da sua estreia, o filme “Sinais” continua sendo um achado para quem quer um filme instigante nesta noite de Halloween. O longa do badalado diretor M. Night Shyamalan traz o encontro entre seres humanos e alienígenas a partir do olhar da vida de um homem viúvo e ex-pastor, que cuida de seus filhos crianças. A produção pode ser vista no Disney Plus ou Prime Video.

Com a atuação de Mel Gibson e de Joaquin Phoenix, o filme vai se tornando cada vez mais tenso quando círculos misteriosos vão aparecendo na plantação de milho em que essa família vive. Quando esses símbolos vão alterando também as dinâmicas de vida da comunidade local, eles começam a perceber que tudo aquilo pode fazer parte de um plano bem maior, e que promete aterrorizar a todos.

PUBLICIDADE

“O animal cordial” (2007)

Por que não abrasileirar de vez essa festa, e assistir uma produção de terror nacional? “O animal cordial” é uma excelente pedida, com grandes atuações de Murilo Benício e Irandhir Santos e um clima de suspense que já toma conta desde os primeiros minutos do longa. A obra está disponível no Globoplay.

Dirigido por Gabriela Amaral Almeida, conta a história de um dono de restaurante de classe média, que tem atritos com seus funcionários e que comanda tudo com muita dureza. Quando o local é assaltado, no entanto, a cozinha vira palco para lutas por sobrevivência e realização dos próprios desejos – e até onde se vai para conseguir isso.

PUBLICIDADE

“A substância” (2024)

Os filmes do subgênero “body horror” são aqueles que desenvolvem o terror a partir do próprio corpo humano. O longa “A substância” está chamando atenção por fazer isso a partir da perspectiva de uma mulher que vai completar 50 anos e, com isso, toda a sua vida muda. Ela passa a ser considerada inadequada para seu emprego e até para as relações que deseja ter. Até que uma fórmula pode ser capaz de alterar totalmente isso, trazendo uma versão melhor de si mesma.

O terror então começa tratando de forma realista essas deformações do corpo, até que vai se tornando cada vez mais visceral. Pode ser até que não gere medo em todo mundo, mas com certeza tem cenas que são capazes de arrepiar qualquer pessoa. O filme vai entrar em cartaz no streaming Mubi nesta quarta-feira (31).

PUBLICIDADE

“Hereditário” (2018)

Uma família é abalada pela perda da avó, e a partir do funeral dela vários acontecimentos sinistros vão tomando conta de seus dias. Esse longa de Ari Aster é um sucesso entre o público e a crítica, que reconhece na história uma série de desgraças capazes de perturbar qualquer pessoa.

A obra então se volta para como aquela perda abala cada pessoa do pequeno universo familiar, e vai caminhando na fronteira entre o sobrenatural e o real para dar conta de um Mal muito maior, quando o espectro dessa mulher parece continuar os assombrando. O filme está disponível no Max.

Sair da versão mobile