Ícone do site Tribuna de Minas

Manuscritos e documentos de Murilo Mendes são tema de seminário gratuito

seminario mamm
Aloísio de Castro em trabalho com arquivos do MAMM (Foto: Lauro Bohnenberger)
PUBLICIDADE

Manuscritos literários, recortes de jornais e correspondências serão tema do “Seminário Murilo Mendes: obra em movimento – Coleção Luciana Stegagno Picchio”, que será realizado na próxima semana, nos dias 4 e 5 de setembro, no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM). O evento é gratuito e está com inscrições abertas para ouvintes.

De acordo com a organização, o seminário pretende fomentar o debate e a reflexão sobre o novo acervo documental da instituição. A aquisição do conjunto arquivístico com documentos que remontam ao período em que o poeta viveu na Itália, chamado “período romano” da sua escrita, motivou a reunião de estudiosos e interessados.

PUBLICIDADE

“Ao contar com expressiva presença de renomados pesquisadores, o seminário será um momento ímpar para fomentar o debate e as reflexões voltadas para o aprofundamento do itinerário biográfico de nosso patrono e a rede de sociabilidade que ele travou com muitos artistas, escritores e intelectuais”, avalia o superintende do MAMM, Aloisio Castro.

PUBLICIDADE

O evento terá a presença de especialistas sobre a vida e a obra de Murilo Mendes, que irão abordar temas relacionados a arquivos e literatura. As mesas temáticas do seminário terão a presença de Júlio Castañon Guimarães, Maria Betânia Amoroso, Rachel Teixeira Valença, Maria Luiza Scher Pereira, Wesley Thales de Almeida Rocha, Elaine Amélia Martins, Mário Cesar de Azevedo e Martinho Alves da Costa Junior.

Programação

Na quarta e na quinta, estão agendadas palestras de pesquisadores sobre a exposição que está em cartaz no MAMM. Os documentos em exibição integram um acervo inédito de memória organizado pela historiadora da cultura, crítica literária e professora emérita na Universidade de Roma La Sapienza, Luciana Stegagno Picchio. Todos os materiais foram doados pelo filho da pesquisadora, Michelle Stegagno Picchio, e a esposa Rita Desti. O lote também inclui datiloscritos, projetos de livros, fotografias, cartazes e catálogos do escritor.

PUBLICIDADE

Também na quinta-feira, o seminário irá apresentar a conferência com a leitura de dois poemas de Murilo Mendes: “Abismo” e “O infinito íntimo”, ministrada pelo doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade Federal de São Paulo (USP) e Professor de Literatura Brasileira na mesma universidade, Murilo Marcondes de Moura. Ao longo da programação, o pesquisador refletirá sobre as diferenças entre duas versões de “Abismo” e fará uma revisão da poesia religiosa tomando como base o poema “O infinito íntimo”.

Serviço
Seminário Murilo Mendes: obra em movimento – Coleção Luciana Stegagno Picchio
Quarta (4), a partir das 14h30 / Quinta (5), a partir das 10h
Inscrições gratuitas
No Museu de Arte Murilo Mendes (Rua Benjamin Constant, 790, Bairro Santa Helena)

PUBLICIDADE

 

Sair da versão mobile