Ícone do site Tribuna de Minas

JF Wine Festival começa nesta quinta-feira em Juiz de Fora

JF Wine Festival
PUBLICIDADE

Degustar um vinho vai além de provar a bebida: envolve conhecer sua história e suas tradições. Esta é a proposta do JF Wine Festival que começa nesta quinta-feira (31), no Trade Hotel, em Juiz de Fora, e se estende por três dias. Nesta edição, o tema central é a trajetória do vinho em Minas Gerais, como informa a organização.

Criado há cerca de cinco anos por um grupo de amigos interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre vinhos, o festival começou com um jantar planejado para 60 convidados. Após divulgação em uma rádio local, o encontro reuniu mais de 130 pessoas. A primeira edição contou com a participação do especialista em vinhos Marcelo Copelo, que usou referências do cinema para apresentar conceitos de enologia. Desde então, o evento se consolidou como um encontro anual que busca difundir cultura e informação sobre a bebida.

“O vinho está ligado a tradições, cultura, história e educação de modo geral”, afirma o produtor Marcelo Rodrigues Sepúlveda, um dos idealizadores do festival. A programação reúne masterclasses, atividades sensoriais e o Cinewine, atração audiovisual que apresenta a história do vinho no mundo.

PUBLICIDADE

Este ano, mais de 20 vinícolas participam do evento, que também terá,pela primeira vez, uma masterclass dedicada ao espumante. O Senac é parceiro da iniciativa, oferecendo aulas-show e experiências conduzidas por chefs e sommeliers.

Os ingressos estão disponíveis em plataforma digital e dão direito a uma taça de cristal exclusiva, um voucher para cinco degustações e acesso às atividades do dia escolhido, incluindo palestras, Cozinhas Show e apresentações musicais. Também serão oferecidas atividades exclusivas, com número de vagas limitado, como masterclasses conduzidas pelo sommelier Sérgio W. Bruxo e pela chef Ana Paula Esteves.

Patrimônio Cultural e Imaterial

Sepúlveda destaca o reconhecimento que o festival recebeu este ano. “Recebemos a chancela de Patrimônio Cultural e Imaterial de Juiz de Fora e também foi instituído, por lei, o Dia Municipal do Vinho de Inverno, comemorado em 22 de julho. Isso reforça a importância do evento, fortalece a cultura do vinho e insere Juiz de Fora na rota dos grandes eventos de enoturismo do país.”

PUBLICIDADE

As iniciativas foram aprovadas pela Câmara Municipal de Juiz de Fora, em projetos de lei. O PL estabelece o Dia Municipal do Vinho de Inverno e declara o JF Wine Festival como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial.

*Estagiária sob supervisão da editora Gracielle Nocelli

PUBLICIDADE

 

Confira a programação completa:

Quinta-feira (31/07):

Sexta-feira (1º/08):

PUBLICIDADE

Sábado (03/08):

Sair da versão mobile