Um dos principais setores afetados com as medidas restritivas que precisaram ser tomadas devido à pandemia, a cultura continua a sentir os efeitos da crise que ainda persiste. A rede Cinemais encerrou no início da semana suas atividades no Shopping Alameda, no Bairro Alto dos Passos. O grupo havia retomado as exibições de filmes no local no início de dezembro de 2021, mais de dois meses depois de a Prefeitura de Juiz de Fora ter liberado o funcionamento dos cinemas na cidade, e mesmo assim com apenas duas das cinco salas que originalmente faziam parte do complexo. No total, os dois cinemas podiam receber até 430 espectadores – 246 e 184, respectivamente.
Com o fechamento do Cinemais Alameda, que estava em atividade desde dezembro de 2012, a cidade passa a ter, por enquanto, um total de 13 salas de cinema. A rede Cinemais continua com as seis salas no Shopping Jardim Norte, enquanto o Santa Cruz Shopping oferece duas salas; a rede UCI tem cinco salas no Independência Shopping, mas desde a reabertura apenas quatro estão em funcionamento.
Novo operador em vista
Segundo a gerente de marketing do Shopping Alameda, Paula Bastos Dantas, o centro comercial foi comunicado há cerca de um mês sobre o encerramento das atividades da rede Cinemais no local. “Com a dificuldade do setor, a indústria ainda não voltou ao movimento normal, e as operadoras estão se renovando para adaptação ao novo cenário. Estamos trabalhando a vinda de um novo operador, sendo quatro negociações em andamento”, diz, acrescentando que o espaço já entregue anteriormente pela rede de cinemas, que comportava três salas, segue desocupado mas terá outra destinação. “Existem negociações para a ocupação, e a ideia é fazer uma obra no espaço para outras finalidades.”
Procurada pela Tribuna, a rede Cinemais declarou que as atividades no Shopping Alameda foram encerradas porque a unidade tinha movimento mais baixo em relação a outras salas do grupo, e que a situação foi se tornando insustentável devido ao movimento ainda menor na retomada das exibições, o que levou à opção pelo fechamento. A rede informou, ainda, que o mobiliário começou a ser desmontado e retirado na terça-feira (28).