O Festival de Brasília de Cinema Brasileiro chega à 57ª edição apresentando programação formativa conectada às demandas do mercado audiovisual nacional. De 29 de outubro a 10 de novembro de 2024, o público pode se inscrever gratuitamente, por meio do site oficial em seis oficinas e nas rodadas de negócio e clínicas de projetos e pitchings do Ambiente de Mercado.
As oficinas foram criadas para atender a todas as idades e a diferentes estágios de maturidade profissional, e acontecem no Cine Brasília, faculdade IESB (Asa Sul), Jovem de Expressão (Ceilândia) e uma delas é virtual. Em 2024, o festival inova ao pensar em atividades voltadas às revoluções digitais no audiovisual, abraçando pautas como o desenvolvimento em IA, jogos digitais, animação e produção virtual.
Nas Rodadas de Negócio, até 20 representantes de canais, produtoras e distribuidoras importantes do mercado nacional participarão de reuniões de negócio com realizadores e produtores do Distrito Federal e todo Centro-Oeste. Entre eles estão canais como Warner Bros Discovery, Globo (Globonews, Globoplay), Canal Brasil, Canal Curta!, distribuidoras como a Embaúba Filmes, Downtown Filmes, O2 Filmes e Descoloniza Filmes, e produtoras como a Vitrine Filmes, Gullane e Boutique Filmes.
Já nas clínicas de projetos, oito produções do Distrito Federal em desenvolvimento ou finalização serão orientadas pelo diretor de cinema e TV Victor Lopes (“Fausto Fawcett na Cabeça”), vencedor de mais de 40 prêmios nacionais e internacionais. O objetivo é construir um pitching de vendas a ser apresentado para players convidados ao festival, ampliando oportunidades de negócios para o audiovisual candango, com direito a prêmios de parceiros.
Na 57ª edição do Festival de Brasília são realizadas seis oficinas, sendo cinco presenciais e uma on-line, nos temas de assistência de direção, atuação infantil, produção audiovisual para o público infanto-juvenil, animação e jogos digitais, audiovisual com IA e produção virtual para o audiovisual. Com inscrições gratuitas abertas até 10 de novembro pelo site, os selecionados serão informados por e-mail até o dia 20 de novembro.
Ambiente de Mercado no Festival de Brasília
Em 2024, o mercado audiovisual do Centro-Oeste pode aguardar um Ambiente de Mercado ainda mais potente, composto por até 20 players convidados de todo o país, além de produtores e realizadores com projetos audiovisuais em diferentes estágios (do desenvolvimento à fase de distribuição), em busca de oportunidades de negócios com canais de TV, streaming, distribuidoras, agregadoras e produtoras audiovisuais. As inscrições também estão abertas até 10 de novembro, em formulário disponível no site.
Entre os players confirmados, estão Canal Brasil, Livres Filmes, Embaúba Filmes, Academia De Filmes, Warner Bros. Kids & Animation, Brasiliana TV, Globonews, Vitrine Filmes, Downtown Filmes, Sofá Digital, Boutique Filmes, Descoloniza Filmes, Warner Bros Discovery, O2 Play, Gullane, Globoplay Documentários, Globoplay e Olhar Filmes.
O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro é correalizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF) e o Instituto Alvorada Brasil, com apoio da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Serviço
Oficinas, Rodadas de Negócios e Clínicas de Projetos e Pitchings da 57ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
Período de inscrições: 29 de outubro a 10 de novembro de 2024, às 23h e 59 min.
Resultado: até 20 de novembro os selecionados serão contatados por email
Formulário de inscrição neste site