Ícone do site Tribuna de Minas

Glória Maria ganha biografia voltada para as crianças

arte Glória Maria
Ilustracao2 Reproducao
Primeira repórter negra da TV, Glória teve uma trajetória ímpar na luta contra o racismo – ela foi a primeira pessoa a usar a Lei Afonso Arinos no Brasil (Foto: Reprodução)
PUBLICIDADE

A jornalista e apresentadora Glória Maria, que morreu em decorrência de um câncer no cérebro, em 2 de fevereiro do ano passado, praticamente um ano atrás, vem recebendo diversas homenagens que buscam manter a sua memória viva para as próximas gerações. Uma das mais significativas delas é uma biografia infantojuvenil lançada pela Editora Mostarda.

A obra “Glória Maria – Glória Maria Matta da Silva” apresenta ao leitor uma linha do tempo da vida e da carreira da jornalista, que se tornou uma das mais importantes da história da TV brasileira. Primeira repórter negra da TV, Glória teve uma trajetória ímpar na luta contra o racismo – ela foi a primeira pessoa a usar a Lei Afonso Arinos no Brasil. As entrevistas marcantes feitas pela profissional e fatos importantes de sua vida pessoal também são destaques do volume.

PUBLICIDADE

O processo criativo do autor, Duílio Fabbri Júnior, reflete as múltiplas faces de Glória Maria. “Agrupei as informações em Glória Criança, Glória Adulta, Globo, Fantástico. À medida que estava escrevendo, eu ia acionando esses grupos. Depois, foram as revisões, ajuste de escrita, até o texto final”, diz Fabbri, que também é reitor do Centro Universitário Salesiano São Paulo (Unisal).

PUBLICIDADE

Legado

“Mulher, negra, mãe de duas meninas, jornalista, repórter e apresentadora de TV, Glória Maria foi, em toda a sua trajetória pessoal e profissional, uma grande influenciadora e fonte de inspiração para milhares de brasileiros. Esse livro é a materialização do desejo de toda equipe de homenageá-la e manifestar seu legado para novas gerações”, afirma Andressa Maltese, diretora editorial da Editora Mostarda.

“Glória Maria” é o mais novo lançamento da Coleção Black Power, que apresenta biografias de personalidades negras que são inspiração para as novas gerações. Os títulos procuram disseminar as inúmeras possibilidades de representatividade negra desde a infância, resgatando vozes que antes eram pouco conhecidas ou ignoradas pelo grande público infantojuvenil. Lima Barreto, Sueli Carneiro, Conceição Evaristo e Ailton Krenak, recentemente indicado como novo membro da Academia Brasileira de Letras, são alguns dos nomes encontrados nas coleções.

PUBLICIDADE

* Este conteúdo foi produzido em parceria com a Editora Mostarda, que possui títulos e coleções que auxiliam na luta antirracista e antidiscriminatória

Sair da versão mobile