Cataguases recebe, nesta quarta-feira (30) e nesta quinta-feira (1º), a IX Mostra Sesc de Cinema, promovida pelo Sistema Fecomércio MG por meio do Sesc em Minas. A programação inclui a exibição de 31 filmes, além de rodas de conversa, ações formativas e encontros com realizadores.
Ao todo, serão apresentados 21 filmes selecionados para o Panorama Nacional e dez produções do Panorama Infantojuvenil. As sessões acontecem no Cine Humberto Mauro, no Anfiteatro Ivan Muller Botelho e também ao ar livre, na Praça Rui Barbosa.
Nesta edição, a mostra recebeu 1.904 inscrições de obras produzidas em 20 estados e no Distrito Federal. Segundo a organização, houve recorde de inscrições de produções mineiras.
A programação acontece em um momento de maior projeção do audiovisual de Minas Gerais. Em 2026, produções como “Vicentina pede desculpas”, de Gabriel Martins, e “Nosso segredo”, de Grace Passô, foram pré-selecionadas para representar o Brasil no Oscar 2027. Já “Se eu fosse vivo… vivia”, de André Novais Oliveira, venceu o principal prêmio do 59º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
Cataguases e a história do cinema
A realização da mostra em Cataguases também reforça a ligação do município com a história do cinema brasileiro. A cidade é berço do cineasta Humberto Mauro e foi cenário do chamado Ciclo de Cataguases, movimento que impulsionou a produção cinematográfica nas primeiras décadas do século 20.
A cerimônia de premiação da IX Mostra Sesc de Cinema será realizada na quarta-feira, com a presença de realizadores, curadores e convidados. O evento também marca o início da circulação nacional dos filmes selecionados.
“Receber a abertura da IX Mostra Sesc de Cinema em Cataguases tem um significado especial para Minas Gerais. Além de valorizar uma cidade que ocupa lugar de destaque na história do cinema brasileiro, a iniciativa reafirma o compromisso do Sesc em Minas, com o incentivo à cultura, a democratização do acesso à arte e o fortalecimento da economia criativa. Ao aproximar realizadores e público, a mostra amplia a circulação do cinema nacional e contribui para o desenvolvimento do setor audiovisual”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, Nadim Donato.
Minas será representada por documentário
Minas Gerais será representada na mostra pelo documentário “Ausente”, da diretora belo-horizontina Ana Carolina Soares. Ambientado em uma escola pública do bairro Taquaril, em Belo Horizonte, o filme aborda a evasão escolar a partir das experiências de estudantes, professores e familiares.
A programação também terá duas rodas de conversa. Uma delas, “Caminhos do primeiro longa ao público: desenvolvimento, produção e circulação”, contará com Heraldo HB e Karol Maia. A outra, “Meu território dá um filme: fazer e exibir”, terá Romário Srowasde Xerente e Ana Carolina Soares.
Os encontros vão discutir desafios relacionados à produção e à circulação do cinema independente, além da relação entre território, identidade cultural e formação de público.
Após a abertura em Cataguases, os filmes selecionados passarão a integrar a programação cultural do Sesc pelos próximos 12 meses, com exibições em diferentes cidades brasileiras, entre elas Belo Horizonte e Pouso Alegre.
A programação completa pode ser consultada no site do Sesc em Minas.
Texto reescrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe
