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Classe e gestores da cultura discutem dilemas do setor na pandemia

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O ator Tairone Vale propõe um exercício: considere passar um dia, apenas um, sem ouvir música, ou sem assistir a uma série ou filme, ou ligar a TV, ou ler um livro. Em sua conclusão no debate promovido pela CBN na manhã desta terça (28), o artista defendeu a onipresença da cultura e reivindicou para ela maior apreço, não só popular como do Poder Público. A discussão, conduzida pelo jornalista Ricardo Ribeiro, contou com a participação de gestores e artistas de Minas Gerais, mapeando caminhos para um dos mais afetados setores, o primeiro a paralisar e, certamente, o último a retomar suas atividades.

Para Tairone, é importante considerar a potência econômica do setor cultural entendendo, assim, que respaldo de governos garantem a manutenção de toda a cadeia. “Na minha área, o teatro, cada real investido tem R$ 1,60 de retorno. Na área de eventos, cada real tem R$ 13 de retorno. Falamos de um setor relevante, que movimenta mais dinheiro do que a indústria automobilística, que recebe um monte de investimentos”, ressalta.

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Vocalista do ZonaBlue, Ricardo Capra destacou a importância de toda a classe se manter unida, utilizando a parada forçada como oportunidade para o aprendizado de manipulação de ferramentas digitais. “Como monetizar?”, questiona Pablo Bertola, do Grupo Ponto de Partida, de Barbacena, chamando atenção para o fenômeno das lives que, ainda, não encontrou meios de, economicamente, compensar a experiência presencial.

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De acordo com o professor, diretor e dramaturgo José Luiz Ribeiro, o futuro do setor deve estar no foco das atenções, já que, sem muitas perspectivas, novos projetos e talentos estão em risco. Lançado na última sexta (24), o Movimento Artístico Evolucionário (Mare) integra o cenário dramático como mais um elemento para propiciar o diálogo e buscar ferramentas para a profissionalização da classe. Segundo Tairone Vale, trata-se de uma representação que confere voz artística e política ao setor.

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Dilemas e demandas antigos

“A situação crítica só ficou clara no contexto da pandemia, mas, se pensarmos, tínhamos um festival de teatro relevantíssimo para a cidade e não temos mais. Ficamos um tempo sem ter a Lei Murilo Mendes. Perdemos festivais das artes visuais. Se pensarmos em tudo o que perdemos nos últimos quatro anos, é muito triste ver o artista nesse lugar de pedir”, observa Hussan Fadel, diretor e dramaturgo. “Estamos há quatro meses sem nenhuma medida efetiva para os agentes culturais da cidade”, critica o artista, incisivo, reivindicando propostas concretas da Funalfa no auxílio à classe.

“Estamos realizando coisas. Não é o ideal, não estamos fazendo tudo e nunca conseguimos fazer, como bater na porta de cada um para ver o museu de perto”, defendeu Luiz Fernando Priamo, gerente de espaços culturais da Funalfa. “Tem demandas anteriores e posteriores. Com o diálogo, a gente constrói. Temos trabalhado internamente.” Em discussão na fundação, estão o edital Na Nuvem, com recursos de emenda parlamentar da deputada federal Margarida Salomão, a destinação de mais de R$ 3 milhões para a cidade advindos da Lei Aldir Blanc, e as novas exigências quando da reabertura dos equipamentos.

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Ex-superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Minas Gerais, Célia Corsino se preocupa com os espaços culturais pós-pandemia. Já carente de recursos, os equipamentos precisarão passar por adaptações para serem reabertos. “Não é à toa que a cada ano vemos museus pegando fogo, porque eles já estão com suas manutenções muito debilitadas”, lamenta.

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