A Biblioteca Municipal Murilo Mendes está comemorando 126 anos de existência, com programação cultural gratuita, incluindo shows, brincadeiras, contação de histórias, oficinas de literatura e de artesanato. A inauguração do espaço aconteceu em 28 de dezembro de 1897 e, desde então, guardou em seu acervo mais de 75 mil exemplares, tendo a maioria das obras disponível para empréstimo para toda a população da cidade. As atividades comemorativas seguem até sexta-feira (29), com atrativos voltados para crianças e para adultos.
Para os que desejarem participar das atividades de karaokê e de oficinas, que têm limite de vagas, é preciso fazer as inscrições antecipadamente. Para isso, os interessados devem comparecer na recepção da Biblioteca (Avenida Getúlio Vargas 200, Praça Antônio Carlos, Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 17h45. Todo o material necessário para a participação será fornecido durante as oficinas.
Esse é o equipamento cultural mais antigo em funcionamento na cidade, sendo mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), com gestão da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). A história da Biblioteca Municipal Murilo Mendes teve início quando a Câmara Municipal buscou criar uma Biblioteca Pública em Juiz de Fora, entendendo a importância que isso teria para que a cidade se desenvolvesse e mantivesse arquivos importantes.
A biblioteca, além de um grande volume de obras, também conta com um acervo raro de livros, revistas, jornais e outras preciosidades. Como a Tribuna registrou em 2022, no aniversário dos 125 anos, um dos maiores objetivos desse espaço, atualmente, é buscar se atualizar e atrair novos públicos.
Programação
Quarta-feira (27)
Contação de histórias, com Margareth Marinho, baseada no livro “Pula pipoca, pula Saci” (15 vagas)
Horário: Das 15h às 16h30
Público-alvo: Crianças
Oficina: Técnica em quadrinhos em MDF (15 vagas)
Horário: Das 16h às 17h30
Oficineira: Cláudia Rosana de Oliveira Savino
Público-alvo: adultos
Quinta-feira (28)
Oficina Poesia e Catarse da Alma e Aldravias, baseada no livro “Sob a Luz da Poesia” (15 vagas)
Horário: Das 15h às 16h30
Oficineiro: J.R. Amorim
Público-alvo: infantojuvenil
Sexta-feira (29)
Contação de histórias, músicas e brincadeiras, com Marisélia Souza (15 vagas)
Horário: Das 15h às 16h30
Público-alvo: crianças partir de 6 anos de idade
Karaokê do Amaral | Forró (30 vagas)
Horário: Das 16h às 17h
Público-alvo: adultos
Leia mais sobre cultura aqui