Para o juiz-forano que for esperar a chegada de 2013 na cidade, as opções vão das tradicionais festas em clubes a baladas em casas noturnas, além de atividades em hotéis e pousadas (ver quadro). Pela primeira vez, o Premier Parc Hotel receberá convidados para brindar o ano novo, por meio da iniciativa do colunista da Tribuna Cesar Romero, em parceira com Simone Fernandes (Casa Cheia) e João Matos (Fátima Buffet). A festa também está garantida na cobertura do Victory Suites e no Victory Business Hotel, incluindo a exibição da grande queima de fogos na praia de Copacabana, no Rio, e a contagem regressiva para 2013.
Como já é tradição, os Clubes Cascatinha e Bom Pastor prepararam shows com bandas locais que prometem animar a noite da virada. No Bom Pastor, as crianças também poderão se divertir, com a recreação para os pequenos incluída.
A grande maioria de bares e casas noturnas da cidade vai estar fechada no Réveillon. Como opção para o juiz-forano, estão o Cultural Bar e Mansão, que abrem a partir das 22h, com bandas animando a festa, além de ceias e bebidas para os convidados. A censura é de 18 anos nos dois locais. Já o La Rocca reuniu três nomes musicais da cidade para agitar a virada de ano. O evento traz opções de ingressos para pista, camarote e mesas, e ainda permite a entrada de crianças acompanhadas dos responsáveis.
Para quem procura um local mais próximo da natureza, a opção é o Hotel Fazenda Santa Helena, em Simão Pereira. Os interessados têm a possibilidade de optar tanto pela hospedagem durante os quatro dias de folga, assim como escolher somente a ceia de ano novo.
Diferentemente dos anos anteriores, a virada do ano em Juiz de Fora não terá a tradicional queima de fogos no Morro do Imperador. A ação será realizada apenas no Prédio da Prefeitura (Avenida Brasil), e na Praça Jeremias Garcia (Benfica). Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, a decisão foi tomada, em conjunto, entre a atual e futura administração. O motivo da exclusão do Morro do Imperador seria a falta de visibilidade encontrada no local nos anos anteriores, com o céu normalmente encoberto por neblina. Os eventos realizados durante o dia em 31 de dezembro também não ocorrerão, como queima de fogos e shows no Calçadão.
