Ícone do site Tribuna de Minas

Museu Mariano Procópio inicia obra em chafariz

chafariz e1603816862740
Chafariz chegou a ser desmontado na época das obras de revitalização do jardim suspenso, mas só agora passa por restauro (Foto: Vinícius Ribeiro/Divulgação)
PUBLICIDADE

O Museu Mariano Procópio iniciou na última segunda-feira (26) mais uma obra de restauro e recomposição de peças que fazem parte de seu acervo. Desta vez, os serviços começaram pelo chamado Chafariz da Escola Agrícola União e Indústria, além da recomposição da lâmina d’água da atração, que fica no jardim suspenso localizado em frente ao prédio Maria Amália.
O serviço é realizado com verbas do Fundo Municipal de Apoio ao Museu Mariano Procópio (Famapro), através do Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG), com valor total de R$ 76 mil. A empresa vencedora da licitação, realizada em janeiro, foi a Cantaria Conservação e Restauração Ltda.

Jardim em revitalização

O Chafariz da Escola Agrícola União e Indústria foi levado para as dependências do Museu Mariano Procópio quando Geralda Armond era diretora da instituição. Foi produzido pela empresa francesa Val d’Osne, a mesma fabricante do tritão localizado em frente à Villa Ferreira Lage, e originalmente pertencia à Escola Agrícola União e Indústria, fundada por Mariano Procópio e inaugurada pelo imperador Dom Pedro II em 1869.
O restauro do chafariz é mais uma etapa da revitalização do jardim suspenso, que estava fechado para o público até 2019, quando foram realizadas obras de revitalização do local.

Concurso de poemas

Em homenagem ao Dia do Professor, que foi festejado em 15 de outubro, o Museu Mariano Procópio lançou um concurso de poesias, em parceria com a Bodoque Artes e Ofícios, com o tema “Museus e memórias: costurando presente, passado e futuro”. O prazo para envio dos poemas vai até 5 de novembro, com a divulgação do resultado no dia 7 e publicação do texto no dia 8 na revista on-line “Trama”. O concurso é destinado a professores (de qualquer nível de ensino) e alunos da educação básica (a partir de 10 anos). O edital pode ser conferido no perfil do museu no Instagram.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile