Segundo Guimarães Rosa, “Minas são muitas”, e foi atrás dessa multiplicidade que a diretora do grupo teatral Ponto de Partida, criado em Barbacena em 1980, Regina Bertola reuniu poesias e canções que falam de tantos nós no espetáculo “Mineiramente”, que tem apresentações no sábado (28), às 20h, e no domingo (29), às 11h, no Teatro Paschoal Carlos Magno. O espetáculo entremeia canções de Milton Nascimento, Fernando Brant, Ary Barroso e João Bosco à poesia de Carlos Drummond de Andrade e Guimarães Rosa.
O musical, que estreou em 2014, chega a Juiz de Fora com a participação de dois músicos da cidade, Caetano Brasil (clarineta) e Gladston Vieira (bateria), além de Pitagoras Silveira (piano), todos eles mestres pela Bituca – Universidade de Música Popular, criada pelo grupo e o elenco do Ponto de Partida.
O espetáculo conta a história de Minas Gerais por meio da música de mineiros notórios: “Os quindins de Iaiá”, de Ary Barroso; “Encontro das águas”, de Tavinho Moura; “Para Lennon e McCartney”, de Fernando Brant, Lô Borges e Márcio Borges; e “Roupa nova”, de Brant e Milton Nascimento.
“O ‘Mineiramente’ é um musical com canções de compositores mineiros. Veremos os grandes clássicos de compositores entremeados com a poesia de Drummond e de Guimarães. É um espetáculo que celebra a vida, emocionante, pra cima, alegre, que faz muito bem pro coração, pra nossa alma. É pra gente celebrar e cantar a vida”, conta Fátima. A companhia já apresentou o espetáculo em Montevidéu, São Paulo, Belo Horizonte e dezenas de cidades do interior de Minas Gerais, com apoio de Ministério da Cultura, Governo de Minas e Cemig.
Serviço
Mineiramente
No sábado (28), às 20h, e no domingo (29), às 11h
No Teatro Paschoal Carlos Magno (Rua Gilberto de Alencar, 1 , Centro)
Ingressos a R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia) no Sympla