Ícone do site Tribuna de Minas

Livro revive a história da estrada União e Indústria

foto tiago wierman 2
Livro traz uma série de fotografias, fotomontagens, memórias e pesquisas inspiradas pelo trabalho do fotógrafo da Casa Imperial, Revert Henry Klumb (Foto: Thiago Wierman)
PUBLICIDADE

Motivado pelo trabalho do fotógrafo da Casa Imperial, Revert Henry Klumb, o livro “No Caminho de Klumb – a estrada União e Indústria em doze dias de caminhada”, de Thiago Wierman, será lançado nesta quinta-feira (27), às 19h, no Espaço Cultural Dnar Rocha

O autor explica que a ideia do livro surgiu quando ele pesquisava a Estrada Real. “A ideia do projeto surgiu em 2019, quando eu comecei a pesquisar um pouco sobre a origem das cidades de Juiz de Fora e de Santo Dumont, que é a minha cidade natal. Pesquisei sobre o Caminho Novo da Estrada Real e me deparei com o livro de Klumb, considerado o primeiro guia turístico do Brasil e que conta a história da estrada União e Indústria e sua inauguração, em 1861”.

PUBLICIDADE

Em 2022, Thiago realizou o mesmo trajeto percorrido pelo fotógrafo da Casa Real para a inauguração da estrada União e Indústria, em 1861. No entanto, o mochileiro e fotógrafo fez o percurso em 12 dias a pé, no sentido contrário, indo de Juiz de Fora a Petrópolis. “Com base nas fotografias que ele trouxe nesse livro, busquei percorrer o caminho e refazer essas fotos nos dias de hoje”, completa.

PUBLICIDADE

Viagem no tempo e pela estrada União e Indústria

Natural de Santos Dumont, Thiago Wierman cruzou fronteiras como mochileiro. Como fotógrafo e poeta, por sua vez, defende o patrimônio histórico e cultural, a fim de promover a valorização da memória (Foto: Divulgação)

Natural de Santos Dumont, Thiago Wierman cruzou fronteiras como mochileiro. Como fotógrafo e poeta, por sua vez, defende o patrimônio histórico e cultural, a fim de promover a valorização da memória. Em “No Caminho de Klumb”, o fotógrafo não só revive a história, mas oferece ao leitor sua perspectiva poética e contemplativa sobre uma importante via de comunicação construída no Brasil Imperial, a estrada União e Indústria. “Nesse contexto, o livro promete uma viagem no tempo e no espaço através da fotografia”, diz Wierman. 

Acessibilidade

A publicação, financiada pelo Edital Murilão, do Programa Cultural Murilo Mendes, mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e gerido pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), traz uma série de fotografias, fotomontagens, memórias e pesquisas inspiradas na obra de Klumb.

PUBLICIDADE

O livro contém também textos alternativos e fotos-descrições, convidando leitores com deficiência visual a conhecerem a obra. O guia, disponível através de uma versão digital em PDF, acessada por um QR Code incluso no livro, traz toda a narrativa textual e as 52 fotografias audiodescritas pelas especialistas Cida Leite e Patrícia Almeida, pioneiras na produção de audiodescrição na cidade.

“É muito importante incluir e abranger o acesso ao material às pessoas cegas ou com alguma deficiência visual, para que possam usufruir dele, principalmente por se tratar de um material também histórico, que muitas vezes não há tanta acessibilidade”, afirma Thiago.

PUBLICIDADE

Lançamento

O lançamento do livro “No Caminho de Klumb – a estrada União e Indústria em doze dias de caminhada” acontece nesta quinta, às 19h, no Espaço Cultural Dnar Rocha, situado na Rua Mariano Procópio 973.

No evento, Thiago Wierman irá apresentar o livro, a estrada e também se coloca disponível para conversas sobre a obra, que será vendida no local e estará disponível em breve para venda online.

Sair da versão mobile