Ícone do site Tribuna de Minas

Blocos dão início ao carnaval de 2024 em Juiz de Fora

carnaval 27 01 24 1 elisabetta mazocoli

Foliões se divertem em bloco na Praça Ministrinho na tarde de sábado (Foto: Elisabetta Mazocoli)

PUBLICIDADE

Ao longo deste fim de semana, nove blocos dão início ao carnaval de 2024 em Juiz de Fora. No total, a cidade terá 70 blocos na programação oficial, movimentando a região central e outros 25 bairros. Todas as atrações contam com a organização da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e apoio da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Entre os primeiros blocos da programação, o ‘Concentra mas não sai’ acontece na tarde deste sábado (27), na Praça Ministrinho, no Jardim Glória. Centenas de foliões se reuniram no local para curtir os festejos.

PUBLICIDADE

Quando a festa começou na Praça Ministrinho, por volta de 13h, Celine Moreira, de 72 anos, se encontrou com amigas para aproveitar a data. “Venho porque amo o carnaval, acho a melhor festa do mundo”, conta. Há anos ela aproveita a folia em Juiz de Fora, e afirma que a antecipação dos blocos, antes da semana oficial do evento que envolve o Brasil, faz com que seja possível aproveitar ainda mais. “Fico aqui até acabar, depois vou pra outros blocos e curto mais. A idade não me impede de fazer nada”, diz.

PUBLICIDADE

Para ela, que, apesar de aposentada, também trabalha como costureira, esse também é um período em que há movimentação econômica para os preparativos dos blocos. “E eu mesma sempre me arrumo, coloco adereço. Mas quando dá a hora do bloco, largo tudo e vou”, revela.

Já Cleide Carpinate, aposentada de 56 anos que acompanha a amiga, confessa que dá preferência aos blocos que acontecem à tarde, justamente pela segurança que eles oferecem. “Adoro carnaval de rua, aquele bem tradicional mesmo. E nesse horário fica ótimo, bem tranquilo. Posso voltar para casa sem me preocupar”, explica.

PUBLICIDADE

Para Célia Fonseca, de 36 anos, levou seus filhos, de 10 anos e 8 anos, a prioridade são os blocos infantis – mas também é possível encontrar formas de aproveitar os que ela já curte há anos, mesmo antes de se tornar mãe. “Quando vejo que o bloco está com policiamento e que tem muitas famílias, sei que posso ficar tranquila. É bom que eles aprendem comigo esse amor pelo samba e pelo carnaval”, diz.

O casal Matheus Cotrim e Ana Paula Baptista, de 22 e 23 anos, está aproveitando o carnaval de Juiz de Fora pela primeira vez. “É bom poder viajar na semana do carnaval e aproveitar blocos maiores, mas quando é na cidade que você mora, é muito bom. E é diferente, porque você encontra amigos e conhecidos. Parece que aproveita mais essa época do ano”, diz o jovem, que faz faculdade na cidade.

PUBLICIDADE

Praça Antônio Carlos e Praça da Estação recebem folia

Entre os primeiros blocos de carnaval de 2024, o esquenta ‘Roda de Amigos’ foi realizado na noite desta sexta (26), na Praça Antônio Carlos, no Centro. O local, que passou por intervenções recentemente com o objetivo de receber eventos de grande porte, também recebe outros blocos, como o Bloco da Majestosa, com início às 16h deste sábado. No domingo (28), o Bloco das Cores também vai colorir o local, conhecido como PAC.

Roda de Amigos abriu os festejos na Praça Antônio Carlos na noite desta sexta-feira (Foto: Divulgação/PJF)

A Praça da Estação também é um dos locais que recebe foliões neste fim de semana. Neste sábado, o Muvuka, que teve início na Praça Jarbas de Lery, no São Mateus, termina na Praça da Estação. A partir das 17h, o bloco Xota Éfe comanda a festa.

Neste domingo ainda tem o Bloco das Charmosas e o Bloco dos Bancários, que começam às 10h no Parque Halfeld e têm deslocamento pela Rua Halfeld até a Rua Batista de Oliveira.

PUBLICIDADE

Cancelamento de 13 blocos

Apesar da animação dos foliões, na última semana, nas redes sociais, diversos carnavalescos se queixaram sobre o cancelamento de blocos tradicionais da cidade, mesmo após divulgação da programação oficial do carnaval de rua. Atrações como o Bloco da Imprensa, que estava marcado para acontecer neste domingo, e o Bloco Súbita estão entre os 13 que foram cancelados.

De acordo com os organizadores, os cancelamentos estariam relacionados à falta de apoio do Poder Público, e teriam ocorrido devido a exigências feitas de última hora envolvendo a distribuição obrigatória de água gratuita e o policiamento.

Sair da versão mobile